Logo O POVO+
Chegando na área
Esportes

Chegando na área

|MATHEUS MATIAS| Jovem atacante de 20 anos acerta com o Ceará e virá por empréstimo do Corinthians. Potiguar tem a missão de substituir Arthur
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Homem de área, oportunista e faro de gol apurado. Essas são as principais características do novo reforço do Ceará para a próxima temporada. O potiguar Matheus Matias, de 20 anos, vindo por empréstimo do Corinthians, é a aposta do Alvinegro de Porangabuçu para substituir o artilheiro do time no ano, Arthur, que fez 24 gols em 2018 e vai jogar no Palmeiras.

 

Ademais da idade, Matheus se assemelha com Arthur dentro de campo. O novo contratado do Ceará gosta de jogar dentro da área, se aproveitando do bom posicionamento para balançar as redes. Assim como "Rei Arthur", o ex-Corinthians gosta de fazer o pivô, com a opção de tabelar com o parceiro de time ou girar rápido para o arremate.

 

O novo atacante do Ceará teve uma ascensão rápida desde a estreia como profissional. Revelado pelo ABC-RN, o jogador não passou por categorias de base. Ele se destacava atuando no futebol de sete, quando fechou com o clube potiguar e, em 2017, foi alçado à equipe principal com 19 anos. O time brigava para não cair para a Série C do Brasileiro.

 

Matheus Matias fez nove partidas na reta final da Série B 2017, marcou dois gols e mostrou potencial. Na temporada seguinte, o atleta ganhou reconhecimento nacional ao despertar o interesse do Timão após um início espetacular pelo ABC, disputando Campeonato Potiguar e a Copa do Nordeste. 

Entre janeiro e fevereiro, o centroavante balançou as redes adversárias dez vezes em dez jogos e foi comprado pelo gigante paulista.

 

Dos dez gols neste ano, apenas um foi de fora da área - inclusive, um golaço diante do Ferroviário pela Copa do Nordeste. Todos os outros foram marcados dentro da área.

 

No Corinthians, Matheus não conseguiu repetir o sucesso vivido no ABC. O atleta teve pouquíssimas oportunidades, atuando em apenas dois jogos oficiais no Campeonato Brasileiro, diante de Ceará e do Vitória. O único gol com a camisa do clube paulista saiu em um amistoso contra o Grêmio.

 

O repórter André Ranieri, setorista do Corinthians pela Jovem Pan, explica que Matheus chegou muito abaixo fisicamente dos demais atletas que já estavam no elenco e a fase da equipe não o ajudou a ter sequência. A ideia do clube era utilizá-lo aos poucos numa situação confortável, que acabou não existindo.

 

A falta de oportunidades começou quando o Timão brigava no mata-mata da Copa do Brasil, na qual chegou à final. Depois, a equipe se complicou na Série A e lutou contra o rebaixamento. Matheus acabou não emplacando com nenhum dos três técnicos que comandaram o time em 2018: Fábio Carrille, Osmar Loss e Jair Ventura.

 

"Ele chegou muito magro e tinha gordura alta. Estava desbalanceado do restante do elenco. Ganhou muita massa muscular, mas não teve oportunidade. E não teve situação boa para ele entrar aos poucos", comentou.

 

Apesar do início de temporada acima da média, Matheus chega sob dúvidas do quanto realmente pode ajudar o Ceará. O atleta é, por enquanto, um retrato do potencial mostrado em curtíssimo espaço de tempo, em competições de nível estadual e regional com adversários muito inferiores aos do que vai encontrar na Série A pelo Vovô.

 

Sem dúvidas será um teste e tanto para a carreira do jovem jogador. Com a camisa do Alvinegro, deve ter alta minutagem em campo e a chance de fazer uma temporada completa por um clube. Se no Corinthians teve pouco espaço, no Ceará não vai faltar oportunidade.

 

GOLS 

 

Os dez gols marcados por Matheus Matias saíram contra os seguintes adversários: Ferroviário (2), Baraúnas (2), Globo (4) e Força e Luz (2)

O que você achou desse conteúdo?