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A força da Criatividade
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A força da Criatividade

| Marketing | Com agência interna, Fortaleza conseguiu bons resultados na área comercial e na audiência
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A campanha memorável e o título da Série B do Brasileiro atraíram, naturalmente, todos os holofotes que estavam sobre o Fortaleza para quem está diretamente ligado ao departamento de futebol. Em paralelo, no entanto, outros setores também se destacaram e contribuíram para dar sustentação aos bons resultados em campo.

 

É o caso do departamento de marketing do Leão, que parou de terceirizar demandas e montou uma agência própria no Pici. Nove pessoas trabalham nela, sob o comando do publicitário Marcel Pinheiro, sócio da Delantero, empresa que antes cuidava do marketing tricolor.

 

"Eu fui convidado ainda pelo ex-presidente Luiz Eduardo Girão para ser diretor de marketing. Quando aceitei, tive que encerrar a parceria do clube com a Delantero, por notar um conflito de interesses. Perdi um cliente e decidi montar uma house (estrutura interna própria) no Pici, que me daria, inclusive, mais agilidade", explica o dirigente.

 

O departamento hoje conta com nove profissionais, sendo quatro dedicados exclusivamente à TV Leão e os demais cuidando das redes sociais e materiais gráficos. Cada um com metas específicas traçadas para alcançar.

 

A maioria delas não apenas foi batida, como tiveram expectativas superadas. Em termos de seguidores, são mais de 1,3 milhão de pessoas somadas acompanhando o dia a dia do Fortaleza em todas as redes sociais em que o clube está presente. Segundo Pinheiro, em termos de engajamento, o Tricolor só perde no Brasil para Flamengo e Corinthians e especificamente no Twitter, de acordo com o site espanhol Deportes e Finanzas, é o décimo em interações na América latina.

 

Todo esse acompanhamento é vitrine e por meio dele o setor de marketing faz divulgações. "A gente atende a vários clientes dentro do clube. Tem o Fortaleza Produtos, o Fortaleza Eventos, o Fortaleza Ações, além das demandas do futebol, do sócio-torcedor e dos licenciamentos", explica.

 

Os resultados foram claros. O programa de sócio-torcedor cresceu 400%, as sete lojas do clube estão solidificadas, uma vez que não precisam fazer promoção para vendas, já que chegam a faltar produtos para a demanda. Além disso, os licenciamentos do clube só crescem, assim como os números das redes.

 

Óbvio que os bons resultados em campo também favoreceram a tudo isso, mas Pinheiro ressalta que o departamento de marketing soube surfar na onda. "Tem que saber vender picolé no verão", brinca.

 

O grupo trabalha hoje com 1,5% do orçamento do clube, mas a ideia é pedir um aumento para até 3% em 2020. Em números absolutos, cerca de R$ 850 mil estão reservados para o departamento de marketing do Fortaleza em 2019.

 

Prêmio

A campanha "Não abandone seu mascote", criada pelo departamento de marketing do Fortaleza, concorre ao prêmio de melhor ação do ano pelo site Brand Bola

 

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