Logo O POVO+
Todo mundo no Preá
Esportes

Todo mundo no Preá

| Kitesurfe | Velejadores disputam a penúltima etapa do circuito mundial da modalidade strapless
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A praia do Preá, distante 285km de Fortaleza, é, a partir de hoje, a Meca do kitesurfe no mundo. Pelo menos até o próximo sábado, 24. A pequena vila de pescadores entra para o mapa do esporte ao receber os principais kitesurfistas da Global Kitesports Associaton (GKA) Kite-Surf World Tour. A etapa cearense será a penúltima do circuito e vai distribuir 25 mil euros aos primeiros colocados.

 

Um dos favoritos ao titulo é Mitu Monteiro, de Cabo Verde, atual quarto colocado no ranking. Veterano no esporte, o atleta é frequentador recorrente do litoral oeste cearense, onde se encontra a Praia do Preá.

 

"Já são três temporadas vindo pra cá. Esse ano já passei dois meses aqui com a família. Sei bem como são as condições do vento por aqui e acho que isso é uma vantagem", disse ele, que se sente em casa no mar cearense.

 

O vice-líder do ranking Matchu Lopes, também cabo-verdiano, é outro que frequenta o Preá há três anos. Para ele, no entanto, essa vez é diferente: afinal, existe a chance de título mundial. "Como já sei das condições de vento por aqui preciso estar tranquilo e focado pra quando entrar na água e fazer o meu melhor. O título será consequência", pontua. O principal concorrente é o italiano Airton Cozzolino, líder do ranking.

 

Apesar da invasão de atletas estrangeiros, o Brasil vai ser bem representado, inclusive com cearense na água. Rafael da Costa Souza, o "Rafinha", de Paracuru, recebeu convite da organização e vai ter o privilégio de enfrentar os melhores kitesurfistas do mundo, na modalidade strapless, na qual o velejador realiza manobras na prancha sem que haja alças para segurá-la nos pés.

 

"Eu já disputei duas etapas em 2018. Sei do nível dos atletas, mas também sei que posso me dar bem na competição. Basta eu manter a calma e fazer o que sei de melhor"

 

Já Emanuel Souza, colega e parceiro de treino de Rafinha, vai ter um desafio a mais. Como não recebeu convite da organização da etapa, o kitesurfista vai disputar uma triagem. "Não vai ser fácil. Só tem fera, mas treinei muito e se eles vacilarem, vou pra o evento principal", garante.

 

Os outros brasileiros na competição são os cariocas Sebastian Ribeiro e Marcela Witt, única brasileira a competir entre as mulheres.

 

A estrutura da competição foi montada em local voltado à sustentabilidade. Os quartos em que os atletas e a organização estão hospedados foram construídos com madeira típica da região.

 

As colchas e lençóis das camas também foram adquiridos de produtores locais. Até o sabonete dos quartos vem de mão de obra local. Outro detalhe relevante é que todos os funcionários do hotel também são da região.

 

"Trabalhar com tudo que há disponível por aqui é a nosso maior objetivo. A prioridade é girar a economia local. Nossos funcionários são da região. Esse é o nosso maior legado", revela Marco Dalpozzo, proprietário do hotel que sedia 

o evento.

 

SERVIÇO

 

Ceará Kite Pro

 

Onde: Pousada Rancho do Peixe ? Praia do Preá

Data: de 20 à 24 de novembro

Informações: cearakitepro.com.br

 

PREÁ

 

Situada no litoral oeste do Ceará, a Praia do Preá está a cerca de 285km de Fortaleza e 12km de Jericoacoara

O que você achou desse conteúdo?