Logo O POVO+
Contas alvinegras
Esportes

Contas alvinegras

| Série A | Após empate com o Fluminense, Ceará vê chances de rebaixamento diminuírem. Se vencer o Paraná, amanhã, no Castelão, Vovô ficará em situação confortável
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Na tabela de classificação, o empate do Ceará em 0 a 0 com o Fluminense, na última segunda-feira, 19, foi positivo. Principalmente pelos demais resultados da rodada. Com os tropeços de concorrentes, o ponto conquistado no Rio de Janeiro fez o Alvinegro chegar a 39 e ganhar duas posições, o que também rendeu uma melhora a probabilidade de o time escapar do rebaixamento.

 

De acordo com o site Chance de Gol, especialista em estatísticas de futebol, antes do jogo, o Alvinegro entrou na rodada com 7,9% de risco de cair. Após o empate e com todos os times completando 35 jogos, os comandados de Lisca aparecem com 5,4%. O empate deixou também o Ceará mais perto do "número mágico" para permanência na Série A.

 

Restando três rodadas para o fim do Brasileirão, o site calcula que com 44 pontos a probabilidade de ficar na Série A é de 99,9%. Caso vença o Paraná amanhã, a equipe de Lisca chegará a 42.

 

Dependendo do desempenho de outros times, uma vitória sobre o tricolor paranaense já pode garantir o Ceará na Primeira Divisão em 2019. Isso porque, nas próximas rodadas, a nota de corte pode cair para 42. Hoje, de acordo com o Chance de Gol, o time que chega aos 42 pontos tem 90% de probabilidade de manutenção.

 

Já de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também realiza o levantamento, o Ceará tem hoje 15% de chances de ser rebaixado. Segundo a UFMG, se vencer o Paraná amanhã, o Alvinegro garante ao menos 70% de certeza de permanência.

 

"A turma lá de baixo tá patinando, não apenas nós, que estamos tropeçando. 

 

Esse ponto (contra o Fluminense) nos dá possibilidade de hoje estar em 14º e  ficarmos perto da zona de corte, que hoje ninguém sabe mais qual é. Já baixou para 44 pontos e como o pessoal (concorrentes diretos) não está pontuando muito, pode baixar mais", avaliou o técnico Lisca após a partida no Maracanã.

 

Dos adversários que estão abaixo do Vovô, a situação do Vitória é a mais crítica. Os baianos aparecem com 92.6% de possibilidade de cair. O América-MG tem 72,6%, Chapecoense 53,5%, Sport com 50,3% e Vasco com 25,3%. 

 

Os que estão acima e ainda têm chances matemáticas de cair têm quase 0%. Fluminense com 0,3% e Bahia e Corinthians 0,1%. Os dados são dos matemáticos da UFMG.

 

Ceará e Paraná se enfrentam amanhã, às 20 horas (horário de Fortaleza), no Castelão, em partida que certamente contará com ótimo público. Até ontem, 20.108 ingressos já haviam sido vendidos. A comercialização segue hoje e amanhã nas lojas oficiais do clube.

 

A expectativa da diretoria alvinegra é que mais de 40 mil torcedores compareçam ao Castelão. A partida é a penúltima do Vovô como mandante e os tíquetes estão sendo comercializados desde a última sexta-feira, 16. (Colaborou André Almeida)

 

Números

5,4% é a probabilidade de rebaixamento do Ceará, de acordo com o site Chance de Gol

 

VEJA MAIS: CEARÁ - AS CONTAS PARA A PERMANÊNCIA NA SÉRIE A | NA PRANCHETA #41

[VIDEO1] 

O que você achou desse conteúdo?