Logo O POVO+
Novo estadual
Esportes

Novo estadual

| Edição 2019 | Clubes decidem fórmula de disputa do Campeonato Cearense. Fortaleza e Ceará "pulam" 1ª fase
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

A fórmula de disputa do Campeonato Cearense de 2019 foi definida ontem, em reunião do conselho técnico, com a participarão de representantes dos dez clubes que disputarão a Série A do Estadual no próximo ano. No encontro, realizado na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), ficou decidido que Ceará e Fortaleza só entrarão na segunda fase do torneio. A fórmula vencedora foi aprovada por 8 dos 10 clubes. Apenas Atlético-CE (antigo Uniclinic) e Floresta foram contra.

 

A proposta foi apresentada pelas diretorias do Vovô e do Leão, diante do calendário apertado que os dois times terão, com disputa de três competições nos primeiros meses do próximo ano ? Copas do Nordeste e do Brasil, além do próprio Cearense. Outro argumento foi a atual temporada puxada, que se estenderá até o começo de dezembro, no caso do Ceará.

 

Com isso, a primeira fase do Estadual contará com Atlético-CE, Floresta, Iguatu, Ferroviário, Horizonte, Guarani de Juazeiro, Barbalha e Guarany de Sobral. A fase inicial vai de 6 a 30 de janeiro, com as equipes se enfrentando em jogos de ida.

 

Ao fim desta etapa, os últimos dois últimos colocados serão rebaixados para a Segundona. Já os seis melhores avançam, se juntando a Ceará e Fortaleza. Serão sete partidas para cada, em confrontos só de ida.

 

Os quatro times de melhor campanha na segunda fase avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a decisão.

 

Em entrevista à rádio O POVO/CBN, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, deu detalhes da negociação, que envolveu uma contra-partida, fundamental para convencer os clubes a aceitarem a ausência de Vovô e Leão no início do torneio. 

 

"Ficou definido que os demais clubes receberão uma compensação financeira, repassada pela Federação, para ajudar a bancar a custos, além de premiações", explicou Paz.

 

VEJA MAIS: CEARÁ - AS CONTAS CONTRA REBAIXAMENTO E POR VAGA NA SUL-AMERICANA | NA PRANCHETA #38

[VIDEO1] 

O que você achou desse conteúdo?