Logo O POVO+
Xerifão experiente
Esportes

Xerifão experiente

| Edinho | Sem badalação, volante tem mostrado força defensiva e liderança. Em dez jogos, o camisa 5 só esteve em campo em uma derrota do Ceará no Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Ele chegou em Porangabuçu em momento extremamente conturbado e, pela idade avançada, não inspirou grande expectativa. Em que pese os 35 anos, o volante Edinho superou as desconfianças e provou, dentro de campo, que a experiência pode ser a melhor alternativa para encontrar soluções em momentos de crise no futebol. De cara, se consolidou como titular no meio de campo Alvinegro e é hoje, dentro e fora das quatro linhas, um dos principais líderes na reação do Vovô no Campeonato Brasileiro.

 

Ao lado de Richardson, ele tem formado uma dupla de volantes que tem sido o pilar de proteção da defesa alvinegra. Não à toa que, desde sua entrada no time titular, o sistema defensivo do Ceará evoluiu bastante. Nos seis jogos do segundo turno, a defesa alvinegra foi vazada apenas três vezes e está entre as melhores do returno.

 

Além da qualidade técnica e tática que agregou ao time, assumindo a função de primeiro volante de marcação, como "cão de guarda" no esquema de Lisca, o experiente meio-campista, que já defendeu clubes como Internacional, Palmeiras, Fluminense, Grêmio e Coritiba, trouxe também tranquilidade em um momento decisivo.

 

Contratado junto ao CSA-AL por R$ 200 mil em junho, o carioca, natural de Niterói, fez a estreia na 16ª rodada, na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense uma das boas atuações do Ceará na competição. Na época, o Ceará era o lanterna do Brasileirão.

 

De lá pra cá, nas outras nove vezes em que Edinho esteve em campo o Vovô venceu quatro, empatou quatro e perdeu somente uma. Quando o camisa 5 jogou, o Alvinegro só foi derrotado por 1 a 0 pelo São Paulo líder da Série A do Brasileiro.

 

"Eu fico feliz demais por ter atuado nesses jogos e ajudado a equipe a conseguir esses resultados. O Ceará apostou em mim, me deu a chance de voltar a disputar uma Série A e eu agradeço demais", já declarou Edinho.

 

Ele será titular novamente na partida de domingo, 23, quando o Ceará enfrentará o Grêmio, às 11 horas, em Porto Alegre. A delegação alvinegra segue viagem hoje às 12h50min para a capital gaúcha e finaliza a preparação amanhã, às 10 horas, no CT do Internacional.

 

A provável equipe que o técnico Lisca mandará a campo é formada por Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho e Richardson; Juninho Quixadá, Leandro Carvalho e Calyson; Arthur.

 

Carreira 

 

Edinho acumulou os principais títulos possíveis no Brasil. Foi campeão da Libertadores (2006) e Mundial de Clubes (2006) pelo Internacional e da Série A (2012) pelo Fluminense

 

VEJA MAIS: CEARÁ - OS MOTIVOS DA REAÇÃO NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #32

[VIDEO1] 

O que você achou desse conteúdo?