Logo O POVO+
Quem manda é a defesa
Esportes

Quem manda é a defesa

| Série A | Setor defensivo tem sido o trunfo do Ceará na reação da equipe após a Copa do Mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Com seis gols sofridos em dez jogos, a defesa do Ceará tem sido fundamental na reação da equipe pós-Copa. O desempenho do sistema defensivo lhe garante, inclusive, o quarto lugar entre os times menos vazados da Série A. No gol, o Alvinegro conta ainda com Éverson, que vem liderando estatísticas positivas de goleiros - é o primeiro em reposições certas e o segundo com mais defesas.

 

A consistência do setor é o trunfo do Vovô na fase recente, em que acumulou 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, somando 15 pontos. O retrospecto coloca a equipe de Poraganbuçu com a sexta melhor campanha depois do Mundial da Rússia. Caso tivesse tido a mesma performance no início do campeonato, a posição na tabela poderia ser diferente da amarga vice-lanterna.

 

Com ataque pouco criativo, a estratégia montada pelo técnico Lisca tem por base a defesa. Explorando contra-ataques, o time depende de atuações sólidas dos defensores, que precisam segurar a pressão adversária - na maioria das vezes com maior posse de bola -, e iniciar a transição ofensiva.

 

A heroica vitória diante do Flamengo no Maracanã seguiu tal roteiro e renovou as esperanças do torcedor. O esquadrão liderado por Éverson parou um setor ofensivo que tem Diego, Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá e Henrique Dourado. Com 64% de posse de bola, os rubro-negros finalizaram 26 vezes - sendo 14 chutes de dentro da área e uma bola na trave. Mas o domínio não virou bola na rede graças ao bom trabalho da zaga cearense.

 

E assim deve atuar o Ceará para buscar mais três pontos contra outro gigante, o Corinthians. Desta vez em casa, no Castelão, mas com a mesma estratégia. Entrega máxima na marcação e saída rápida em contragolpes. No sistema adotado por Lisca, os atacantes também voltam para compor as linhas de bloqueio. Com esta proposta, o escrete alvinegro não sofreu gol em 5 dos últimos 10 jogos. Nos outros cinco confrontos, só levou mais de um gol em um, diante do Bahia.

 

Devido ao ataque "econômico", a defesa do Ceará precisa ser eficiente. Nas quatro vitórias no período pós-Copa, a equipe não levou gol e fez apenas um para conquistar o triunfo. Na fase recente, o time só conseguiu buscar um empate quando saiu atrás no placar.

Peça importante no poder de marcação do Ceará, o volante Richardson estará de volta diante do Corinthians, após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com ele em campo, o Vovô ganha volume nos desarmes e qualidade na saída de bola. O jogador é quem mais desarma no elenco - 44 vezes em 16 jogos, superando o zagueiro Luiz Otávio. Por outro lado, o lateral-esquerdo João Lucas, com dores na região pubiana, pode desfalcar o time. Felipe Jonathan é a opção para a vaga. (Colaborou Thiago Minhoca)

 

PÓS-COPA

 

Ceará 1 x 0 Sport

Inter 1 x 0 Ceará

Ceará 1 x 0 Fluminense

Paraná 0 x 1 Ceará

Ceará 1 x 1 Santos

Ceará 0 x 0 Atlético-PR

Vasco 1 x 1 Ceará

São Paulo 1 x 0 Ceará

Ceará 0 x 2 Bahia

Flamengo 0 x 1 Ceará

O que você achou desse conteúdo?