Logo O POVO+
Na ponta do lápis
Esportes

Na ponta do lápis

| Pontos necessários | Ceará precisa de aproveitamento de 50% na reta final da Série A para escapar do rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A derrota por 3 a 2 para o Grêmio, combinada aos resultados da última rodada da Série A aumentaram o desafio do Ceará na luta para escapar do rebaixamento. Agora, para evitar a queda para a Série B, o Alvinegro precisa de mais 18 pontos de um total de 36 ainda estão em disputa. Ou seja, a equipe precisa de um aproveitamento de precisamente 50% na reta final do Campeonato para atingir o chamado "número mágico da permanência" atualmente de 45 pontos (um a mais que na rodada passada). Os cálculos são do site Chance de Gol, especializado em estatística de futebol. 

 

A estimativa é feita a partir do atual aproveitamento dos times da parte de baixo da tabela e, portanto, pode variar de rodada em rodada. Ainda segundo o Chance de Gol, com 44 pontos as chances de evitar o rebaixamento chegam a 97%. Já com 43 pontos o percentual cai para 90%. Para atingir os 45 pontos, que dão 99% de certeza de permanência na elite, o Ceará precisaria de mais seis vitórias ou cinco triunfos e três empates.

 

Ao avaliar o risco de queda do Ceará, o Chance de Gol aponta 26% de probabilidade de rebaixamento e 21% chances de classificação para a Copa Sul-Americana. Já o site Infobola, também especializado em estatística de futebol, é mais pessimista e aponta 44% de chance de queda do Alvinegro. 

 

Desempenho nas últimas partidas, dificuldades dos próximos jogos, sequência atual de desempenho e mandos de campo são alguns dos critérios utilizados para as projeções.

 

No caso do Ceará, há um fator que pode ser crucial na caminhada para se garantir no Brasileirão em 2019: dos 12 jogos que o time ainda fará, oito são confrontos diretos contra equipes que lutam para evitar descenso. Desses duelos, quatro deles o Vovô faz em casa, contra Chapecoense, Paraná, Vasco e Botafogo.

 

Na condição de visitante, o Ceará ainda enfrenta Sport, Bahia, Fluminense e Atlético-PR, adversários diretos na briga contra o rebaixamento.

 

O próximo jogo do Vovô pode ser especialmente decisivo nas pretensões da equipe no Brasileirão. O Ceará, 18º com 27 pontos, recebe a Chapecoense, 17ª com 28 pontos, no próximo domingo no Castelão. Em caso de vitória, o Alvinegro sobe pelo menos uma posição e abre dois pontos do time catarinense. A derrota, por outro lado, fará o time ficar distante em quatro pontos do concorrente direto. Empate é mau negócio, pois pode fazer aumentar de um para até três pontos a distância do Vovô para o 16º colocado.

 

Os jogos

 

Na ordem, a sequência dos jogos que o Ceará fará no Brasileirão: Chapecoense, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras, Atlético-MG, Sport, Bahia Fluminense, Paraná, Atlético-PR e Vasco

O que você achou desse conteúdo?