Logo O POVO+
Virar com vitória
Esportes

Virar com vitória

|Série A| Ceará fecha turno contra o Vasco no estádio São Januário e mira a segunda vitória fora de casa na competição. Sair do Z-4 ainda não é possível
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A última rodada da primeira fase da Série A do Brasileiro chega ao fim na noite de hoje, com a partida entre Vasco da Gama e Ceará. Os dois times entram em campo às 20 horas, no estádio São Januário, em situação delicada na competição. Enquanto o Vovô é o vice-lanterna, com 16 pontos, o Cruz-Maltino é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 19 pontos.

 

Apesar da distância entre ambos ser de apenas três pontos, uma vitória do Vovô não é capaz de tirá-lo do Z-4, já que tanto o adversário quanto o Vitória, primeiro time da degola, também com 19 pontos, têm cinco vitórias e o Ceará só pode chegar a quatro.

 

Mas vencer a partida não deixa de ser extremamente importante para o Alvinegro. Primeiro porque para quem luta contra queda cada ponto é valioso; segundo porque do 13º colocado para o primeiro do Z-4, o Vitória, a diferença é de apenas três pontos, ou seja, chegar aos 19 deixa o Vovô com boas possibilidade de sair zona de rebaixamento nas próximas rodadas.

 

Ganhar do Vasco em São Januário não é tarefa simples. O time carioca conquistou 85% dos pontos que possui em casa. Em resumo, são nove partidas diante da torcida, cinco vitórias, um empate e três derrotas. O elenco do Ceará conhece esses números e montou uma estratégia do jogo exatamente em cima disso.

 

"Estudamos durante a semana o adversário, mas também as situações onde devemos melhorar. Temos respeito, mas precisamos somar pontos para sair da zona de rebaixamento. Não teremos vida fácil contra o Vasco, mas não vamos nos esconder do jogo", garante o atacante Arthur.

 

Caso "não se esconder" signifique ir para cima do Vasco, a ideia deve se basear nos dados defensivos do adversário. O Cruz-Maltino tem, ao lado do Atlético Mineiro, a terceira pior defesa da Série A, com 26 gols sofridos. No treino de sábado, o técnico Lisca trabalhou apenas o ataque do time, abusando de finalizações e jogo aéreo. Ontem deu foco em posse de bola e posicionamento.

 

Jogar na ofensiva foi a tônica do Ceará nas últimas duas partidas, quando enfrentou duas equipes que naquele momento estavam no Z-4, quase o caso do Vasco hoje. A diferença é que os jogos foram no Presidente Vargas e ainda assim não passaram de dois empates. Tudo devido ao baixo aproveitamento do alvinegro cearense em relação ao número de finalizações.

 

Contra o Santos foram 21 finalizações, sendo 10 para a meta e apenas um gol marcado. Já contra o Atlético Paranaense forma 14 conclusões, apenas quatro certas e nenhum tento.

 

Lisca tem dois desfalques para a partida desta noite. O meia-atacante Juninho Quixadá, que vinha cumprindo importante papel ofensivo no time, está fora por causa de lesão grau 1 na coxa direita; já Éder Luís se recupera de uma tendinite no tornozelo.

 

Caso vença o Vasco, o Ceará conquistará apenas o segundo triunfo  fora de casa. Até aqui só venceu o Paraná em domínios adversários. "Precisamos mostrar a evolução também jogando fora de casa. O Vasco é um adversário qualificado, mas estamos nos preparando muito para essa partida", prega o volante Richardson.

 

De técnico interino, o folclórico Valdir Bigode, o Vasco não tem desfalques e ainda contará com o retorno do zagueiro Breno, que formará dupla de zaga com Leandro Castan. Outras duas alterações estão programadas: Wagner e Maxi Lopéz nas vagas de Andrey e Andrés Ríos.

 

O time carioca vem de três derrotas consecutivas, que culminaram na queda de Jorginho do comando técnico antes dele encarar o ex-clube. Durante a semana, Bigode não deu sequência aos trabalhos do antigo treinador e apostou em muitos coletivos.

 

Série A

 

Vasco

 

4-1-4-1: Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Castan, Ramon; Desábato; Pikachu, Thiago Galhardo, Giovanni Augusto, Wagner; Maxi López. Téc: Valdir Bigode

 

Ceará

 

4-4-2: Everson, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio, João Paulo; Edinho, Richardson, Ricardinho, Calyson; Felipe Azevedo, Arthur. Téc: Lisca

Local: São Januário, no Rio de Janeiro-RJ

Data: 20/8/2018

Horário: 20 horas

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Luiz Alberto Andrini

Nogueira (SP)

Transmissão: SporTV, Premiere, Rádio O POVO/CBN AM 1010 e FM 95.5. Tempo Real em opovo.com.br/esportes

 

O que você achou desse conteúdo?