Logo O POVO+
Fim do Esporte Interativo na TV põe em dúvida transmissão de torneios como Copa do Nordeste
Esportes

Fim do Esporte Interativo na TV põe em dúvida transmissão de torneios como Copa do Nordeste

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O futebol cearense, assim como o de todo o Nordeste, será diretamente impactado com o fim dos canais Esporte Interativo (EI) na TV, anunciado ontem pelas redes sociais. A continuidade da transmissão de competições como a Copa do Nordeste e as Série C e D, que ganharam espaço de destaque nunca visto numa emissora de canal fechado, tem futuro incerto diante da atual situação.

 

O torcedor cearense pôde ver conquistas relevantes pela TV, como o título do Ceará na Copa do Nordeste em 2015, a trajetória do Fortaleza na Série C até o acesso em 2017 e a campanha histórica do Ferroviário na Série D 2018.

 

Garantidos na edição da Copa do Nordeste em 2019, os dirigentes Ceará e Fortaleza afirmam que não foram procurados até o momento, mas adotam postura de tranquilidade diante do momento de indefinição. O Esporte Interativo possui direito de transmissão da competição até 2022, além de contratos com os clubes participantes que envolvem cotas que chegam a R$ 26,4 milhões para o próximo ano.

 

"A Copa do Nordeste é um produto importante. Se não houver continuidade dos atuais (detentores), eles vão primeiro cumprir as cláusulas do contrato, e o mercado vai assumir a competição, que tem grande repercussão", afirmou o presidente do Ceará, Robinson de Castro.

 

Vice-presidente do Fortaleza, Marcello Desidério espera que os contratos sejam honrados. "É um produto que transcende o canal de televisão. Se não for com ela (emissora), garanto que a competição não acaba", disse. O POVO não conseguiu contato com o presidente do Ferroviário, Walmir Araújo.

 

Campeonatos estaduais do Nordeste, como o Cearense, devem deixar de ser transmitidos pela emissora, mas o impacto será bem menor, tendo em vista a tradição da transmissão dos estaduais pela Rede Globo. O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, aguarda definição, mas conta que as federações do Nordeste já começaram a se movimentar. "Tem que ver como vai ficar a posição da CBF em relação ao torneio (Nordestão). Ainda não nos comunicaram nada oficialmente. O contrato da transmissão do Cearense termina em 2019."

 

A Liga Nordeste, por meio de nota, assegurou "a continuidade do crescimento financeiro da competição". Segundo a entidade, os contratos comerciais com a Turner serão cumpridos, assim como as cotas aprovadas para o torneio de 2019.

 

A decisão pelo fim do Esporte Interativo na TV é do grupo Turner, dono da emissora esportiva. Os principais produtos do canal, como a transmissão da Liga dos Campeões da Europa e do Campeonato Brasileiro (a partir de 2019), serão exibidos nos canais TNT e Space, da mesma companhia.

 

Entre as razões do fim do EI na TV, estão o alto custo para manter dois canais no ar e dos direitos de transmissão das competições e retrações do mercado publicitário e de TV por assinatura, como afirmou o gerente geral do grupo Turner no Brasil, Antônio Barreto, em entrevista ao site Tela Viva.

 

Nordestão 

 

Ceará e Fortaleza vão receber na 1ª fase do torneio, em 2019,  R$ 3,12 milhões, conforme a cota aprovada. Os times estarão na mesma chave, de acordo com o regulamento

O que você achou desse conteúdo?