Logo O POVO+
Leão melhora na Série B ao optar por volantes livres
Esportes

Leão melhora na Série B ao optar por volantes livres

Sem cão de guarda.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Após um período de turbulência na Série B do Brasileiro, com duas vitórias em nove jogos, entre a 9ª e a 17ª rodada, o Fortaleza acertou os ponteiros antes do início do returno e voltou a apresentar bom futebol. Nas três últimas partidas, o Leão faturou 7 dos 9 pontos que disputou e só não obteve desempenho de 100% porque, diante do Avaí, esbarrou na noite inspirada do goleiro Aranha.

 

Coincidência ou não, os resultados recomeçaram a aparecer depois que o técnico Rogério Ceni fez mudança outrora impensada no meio campo, considerado o coração do time tricolor. Trocou Derley, de papel de contenção, por mais um volante de saída e com menos responsabilidade de marcação.

 

Contra Avaí, Juventude e Coritiba, os três últimos três adversários do Fortaleza, Nenê Bonilha e Felipe formaram a dupla de "cabeças de área", se é que a antiga definição boleira cabe aos dois. Ambos pouco guardam espaço dentro de campo e, em vários momentos, saem para o jogo, até mesmo para auxiliar o ataque.

 

Segundo o site de estatísticas SofaScore, Felipe acumula três assistências e três "grandes chances criadas" em toda a Série B. Os dados chamam atenção para quem não atua entre as linhas de defesa e ataque e começou jogando em apenas nove jogos da Segundona.

 

Nenê Bonilha, que chegou com a Série B em andamento, vestiu a camisa do Leão em apenas quatro partidas e encaixou rápido no modelo de jogo de Ceni. Atualmente ocupando o espaço que Jean Patrick exercia até se lesionar - ele está no departamento médico com dores na região pubiana -, o ex-jogador do português Vitória de Setúbal demonstra muita vocação para ajudar no ataque. Por jogo, segundo o Sofa Score, ele finaliza até duas vezes, mesmo sem ter essa obrigação.

 

A liberdade que os volantes têm para sair pro jogo libera ainda os meias, que algumas vezes chegam a se alinhar com Marcinho e Éderson, atacantes titulares do Tricolor hoje. Apesar de não terem como principal característica a marcação, tanto Felipe quanto Bonilha não têm dificuldades para recompor quando o Leão é ameaçado.

  

Agenda

 

Fortaleza treina hoje pela manhã no CT do Palmeiras e após o meio dia embarca para Campinas, onde amanhã enfrenta o Guarani na largada do returno.

O que você achou desse conteúdo?