Logo O POVO+
França lidera ranking da Fifa; Brasil é 3º
Esportes

França lidera ranking da Fifa; Brasil é 3º

Pós-Copa. Futebol Masculino
Edição Impressa
Tipo Notícia

Campeã da Copa do Mundo da Rússia há um mês, a França assumiu a liderança do ranking da Fifa, que passou a implementar um novo sistema para formular a sua listagem e ontem levou em conta pela primeira vez este modelo para confirmar a classificação das seleções.

A seleção francesa subiu seis posições em relação ao posto que ocupava na atualização anterior do ranking, ocorrida no dia 7 de junho, uma semana antes do início do Mundial de 2018. Naquele momento, o Brasil ocupava a segunda colocação. Agora, a seleção nacional caiu para o terceiro lugar depois de ter sido eliminado da Copa pela Bélgica nas quartas de final.

 

Já a Alemanha, que deu vexame no Mundial ao cair na primeira fase da competição como atual campeã, despencou da liderança para a 15ª posição. Nova líder, a França está com 1.726 pontos na listagem e ocupa o topo pela primeira vez desde maio de 2002.

 

Os franceses estão apenas três pontos à frente da Bélgica, que subiu um posto e assumiu a vice-liderança depois de ter encerrado a Copa na Rússia em terceiro lugar, a melhor de sua história na competição. 

 

Com 1.657 pontos, os brasileiros agora têm como perseguidora mais próxima no ranking a Croácia, vice-campeã mundial, que subiu 16 posições e agora está em 4º na classificação geral, com 1.643 pontos. Assim, os croatas também igualaram a melhor colocação de sua história, obtida em junho de 2013.

 

Ao divulgar a atualização da listagem, a entidade máxima do futebol ressaltou que "o Conselho da Fifa aprovou em junho uma nova fórmula aplicável ao ranking, baseada na soma/subtração dos pontos relativos às pontuações totais prévias no lugar da média de pontos disputados em um determinado período, como ocorria antes". 

 

(Agência Estado)

 

Confira os 10 primeiros colocados do ranking da Fifa:

 

1) França, 1.726 pontos

2) Bélgica, 1.723

3) Brasil, 1.657

4) Croácia, 1.643

5) Uruguai, 1.627

6) Inglaterra, 1.615

7) Portugal, 1.599

8) Suíça, 1.597

9) Espanha, 1.580

9) Dinamarca, 1.580

O que você achou desse conteúdo?