Logo O POVO+
Torcida francesa em Fortaleza se reúne em bar na Praia de Iracema
Esportes

Torcida francesa em Fortaleza se reúne em bar na Praia de Iracema

CAMPEÕES. Franceses em Fortaleza tiveram de enfrentar apoio dos brasileiros à Croácia. Rivalidade e a torcida %u201Cpelo mais fraco%u201D falaram mais alto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]
Rivalidade? Mágoa de decisões passadas? Solidariedade? Difícil definir um porquê, mas a verdade é que durante o jogo de ontem, a maioria dos brasileiros torcia Croácia, enquanto os franceses que por aqui estavam vibravam a cada um dos quatro gols que levou o time ao bicampeonato mundial. A comemoração, no Boteco Praia, na Beira-Mar, foi ao som do hino da França e do grito de guerra “Urrááá”. E os franceses deixaram claro: eles prefeririam estar em casa, mas também era bom festejar a vitória aqui, ao lado dos brasileiros.

 

Jérémy Morisso, francês residente na Capital há cerca de seis meses, ensinando língua francesa na Universidade Federal do Ceará (UFC), disse que comemorar aqui é importante “porque os brasileiros sabem aproveitar o futebol”. A torcida brasileira contra, segundo Jérémy, surgiu do desejo natural do ser humano de torcer pelo menor competidor. “Seria assim com a gente também, eu acho”, afirmou.


Para o também francês Benjamin Egot, que estava em Fortaleza na Copa de 2014, é “esquisito” ter visto o Brasil perder em casa e, agora, comemorar a vitória de sua seleção em solo brasileiro. “Aqui é o país do futebol, é quase uma religião. Agora é que essa cultura está crescendo na França, reforçada pela mistura. Lá se discutia muito a identidade francesa, quando existe francês de toda cor, gosto e jeito. E futebol é isso, é juntar tudo e todos”, avaliou.


A esposa de Benjamin, a brasileira Isabelly Egot, contou que, se a final fosse Brasil e França, provavelmente não torceria para ninguém. “Vim mais por causa dele. Se fosse com o Brasil, ficaria embaixo da mesa”, brincou. Ela chamou diversos amigos brasileiros para assistirem ao jogo de ontem. As respostas, entretanto, eram de que talvez o marido não fosse gostar das companhias, já que a maioria havia decidido torcer pela Croácia.


O estudante cearense Antônio Machado, 31, disse que a torcida contra a França valorizava a boa formação do time croata, que o fez chegar até a final. “A surpresa faz a gente torcer. Claro que tem um pouco de rivalidade, mas também a gente considera que é melhor torcer para os times que estão mais longe de chegar ao penta. Para não correr o risco de sairmos do topo da pirâmide”, avaliou.


Numa avaliação quase imparcial, Maxime Bouluillon, no Brasil de férias, disse que a França teve sorte no jogo e que foi no segundo tempo que o time se empolgou. “Isso é uma característica da seleção francesa, jogar melhor no segundo tempo. Teve também a boa desenvoltura do técnico (Didier Deschamps), que conseguiu melhorar muito o time que não foi tão bom na Copa de 2014”, analisou. Sobre o craque da seleção, o atacante Mbappé, o destaque foi a velocidade. Questionado sobre a comparação do menino de 19 anos com Neymar, que também joga no PSG como Mbappé, Maxime dispara: “não há comparação, porque ele não cai”.

 

O que você achou desse conteúdo?