Logo O POVO+
França bate a Bélgica e garante primeira vaga na final
Esportes

França bate a Bélgica e garante primeira vaga na final

SEMIFINAL. Em jogo de muito estudo, França aproveita cobrança de escanteio, faz 1 a 0 e elimina a Bélgica. Final reunirá os Bleus com o vencedor de Croácia x Inglaterra
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na Copa do Mundo das zebras haverá tradição na final do próximo domingo. A França bateu a Bélgica por 1 a 0 ontem, em São Petersburgo, e é a primeira equipe a garantir vaga na decisão. Os campeões mundiais de 1998 controlaram o ímpeto da sensação do torneio e mesmo com uma média de idade do elenco de apenas 26 anos, mostraram maturidade para provar que merecem, sim, disputar a taça.


A vitória coloca a França na terceira final de Copa da sua história, todas nos últimos 20 anos. Se em 1998 e 2006 a equipe era liderada por Zidane e não chegou à decisão como favorita diante de Brasil e Itália, desta vez tem um repertório mais amplo de craques e o peso da expectativa. Quem eliminou Argentina, Uruguai e Bélgica faz a torcida esperar de forma eufórica por um dos azarões: Croácia ou Inglaterra, que se enfrentam hoje, às 15 horas (de Brasília), em Moscou.


Bélgica e França foram as equipes mais talentosas desta Copa até aqui e fizeram uma partida mais de estudo e não tanto de brilho técnico. Foi uma semifinal de paciência e análise, definida por uma cobrança de escanteio.


Os belgas conseguiram dar trabalho aos adversários com um esquema mutante, o 3-4-3 com a posse de bola e o 4-3-3 para se defender. A França só passou a dar trabalho depois de sofrer com ataques belgas. A solução foi acelerar o jogo e o primeiro tempo acabou com os dois times mais solto.


A partida, que parecia um jogo de xadrez, precisava de algo para bagunçar o tabuleiro. O papel coube ao zagueiro francês Umtiti, que antecipou a zaga belga em cruzamento e marcou o único gol da partida.


Algoz da seleção brasileira na última sexta-feira, a Bélgica viu se encerrar o sonho de buscar um inédito título mundial e agora fará a decisão do terceiro lugar contra os perdedores do duelo entre croatas e ingleses, no próximo sábado, às 11 horas (de Brasília), novamente atuando em São Petersburgo. A decisão será no domingo, às 12h, em Moscou. Os Bleus, agora, aguardam croatas ou ingleses.


Os franceses mostraram como se controla uma partida, não se expuseram a sofrimentos e puderam soltar o tradicional grito da sua torcida para comemorar a classificação: avante, azuis. (Agência Estado)

 

Ficha Técnica

 

França 1

Técnico: Deschamps

4-3-3: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté, Pogba e Matuidi (Tolisso); Griezmann, Mbappé e Giroud (Nzonzi).


Bélgica 0

Técnico: Martinez

4-3-3: Courtois; Chadli (Batshuayi), Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini (Carrasco) e Dembelé (Mertens); De Bruyne, Hazard e Lukaku.


Local: Arena Zenit, em São Petersburgo.


Data: 10/7/2018.


Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai).


Gol: Umtiti (França), 5MIN/2T.


Cartões amarelos: Bélgica: Hazard, Alderweireld e Vertonghen. França: Kanté e Mbappé.

O que você achou desse conteúdo?