Logo O POVO+
Ferroviário perde, vence nos pênaltis e está de volta à Série C
Esportes

Ferroviário perde, vence nos pênaltis e está de volta à Série C

| Série D | Ferroviário perde por 1 a 0 no tempo regulamentar, mas bate o Campinense-PB nos pênaltis. Com o resultado, coral da barra volta à Série C do campeonato brasileiro após 13 anos de ausência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Pode soltar o grito de comemoração engasgado por 23 anos sem conquistas, torcedor coral. Com sofrimento, jogo truncado, gramado ruim e muito futebol raiz, o Ferroviário garantiu o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro após bater, nos pênaltis, o Campinense pelas quartas de final da Série D, na noite de ontem, no estádio Amigão-PB.


O Ferrão volta a disputar a Terceirona após 13 anos de ausência. Na semifinal, o time enfrenta o São José, que eliminou o Linense nas quartas.


O Tubarão joga a partida de ida em casa e decide fora. As datas ainda não foram divulgadas. É o terceiro acesso do futebol cearense em menos de um ano.


Emoção não faltou dentro das quatro linhas. O coração do torcedor do Coral da Barra do Ceará foi testado ao nível máximo de tensão.

Após triunfar na partida de ida por 3 a 2, o Ferrão jogava pelo empate para se classificar.

[SAIBAMAIS]

Entretanto, o Tubarão não jogou bem e sofreu a derrota por 1 a 0 nos 90 minutos de bola rolando — levando o confronto para ser decidido nos pênaltis. O gol do Campinense foi marcado por Jorginho, de voleio, no início do 2º tempo.


Nos pênaltis, coube a Edson Cariús, protagonista da campanha do Tubarão e artilheiro da Série D com nove gols, acertar a última cobrança e colocar o time cearense na Terceirona. O duelo na marca do cal terminou de 5 a 4 para o Ferrão.


O acesso do Ferroviário coroa uma temporada de altos e baixos, que culminou em final feliz. Após fracassar no Cearense, fazer um vexame na Copa do Nordeste e conquistar uma campanha histórica na Copa do Brasil, uma nova eliminação tão perto do objetivo principal do ano deixaria no ar o sentimento de que o Tubarão acabaria “morrendo na praia” em 2018.


A Série D era a única — e última — forma de salvar a temporada de 2019. Uma eliminação deixava o Ferrão sem calendário nacional no próximo ano. Com os milhões arrecadados com a façanha na Copa do Brasil, o Coral obteve êxito no planejamento ao montar uma equipe qualificada para disputar o Brasileiro, com Cariús e Juninho Quixadá liderando o elenco. A dupla foi destaque na campanha do acesso.


Marcelo Vilar, o quarto treinador do Tubarão na temporada, chegou às vésperas do mata-mata e deu um novo fôlego ao time. Com o técnico no comando, o Ferrão passou pela fase decisiva com três vitórias, dois empates e uma única derrota.


Com o resultado, a Barra do Ceará está em festa. Agora e por todo o resto do ano. 

 

TREINADOR


Marcelo Vilar conseguiu o 2º acesso da Série D para a C. Em 2013, o técnico conquistou o título da Série D com o Botafogo-PB.


FICHA TÉCNICA


SÉRIE D - CAMPEONATO BRASILEIRO


Campinense 1(4)

Técnico: Ruy Scarpino

4-4-2: Jeferson, Alex Murici, Rafael Jansen, William Goiano, Zeca; Felipe Macena, Jorginho, Marcinho e Thiago Potiguar (Jackinha); Denílson (Rodrigo Silva) e Danilo Bala (Marcelinho).


Ferroviário 0 (5)

Técnico: Marcelo Vilar

4-4-2: Gleibson, Gustavo (Vitinho), Luis Fernando, André Lima e Sávio; Mazinho, Leanderson (Esquerdinha), Gleidson (Lucas Mendes) e Janeudo; Luís Soares e Edson Cariús.


Gols: 4MIN/2T - Jorginho


Local: estádio Amigão, Campina Grande-PB


Data: 9/7/2018


Horário: 19 horas


Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira


Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis-SP e Miguel Ribeiro da Costa-SP


Cartões amarelos: Rafael Jansen e Felipe Macena (CAM); Mazinho (FER)


Público e renda: Não divulgado até o fechamento desta página

O que você achou desse conteúdo?