VERSÃO IMPRESSA

Brasil x Uruguai contra a Europa

01:30 | 04/07/2018

O Peru caiu na 1ª fase; a Argentina e a Colômbia, nas oitavas, respectivamente diante de França e Inglaterra. Da América do Sul ainda lutam pelo título da Copa efetivamente as duas melhores seleções da região: Brasil e Uruguai. Pela frente, seis europeus, uma espécie de Eurocopa com convidados especiais. De qualquer modo, a tradição está mantida. Não teremos nenhum campeão que não seja da América do Sul ou da Europa.


INGLATERRA QUEBRA TABU


O Brasil encara a Bélgica, adversário talentoso, mas que ainda não se mostrou grande em Mundiais. A equipe foi eliminada pela Argentina em 2014 nas quartas de final e volta a ficar entre as oito melhores da competição. Quem vencer encara o vencedor de Uruguai x França, campeões mundiais que buscam voltar ao topo. O outro finalista será um surpresa: Rússia, Croácia, Suécia ou Inglaterra. Sim, também a Inglaterra, que tem ótimos jogadores e organiza o melhor campeonato nacional do planeta, mas não passava de nenhum mata-mata em Copas do Mundo ou Eurocopa desde 2006.


FATOR GEOGRÁFICO


A Europa tem 11 títulos de Copas contra nove da América do Sul. E há um fato curioso e histórico relevante. Até hoje, apenas um time não europeu foi campeão jogando uma edição do torneio mais importante do futebol no Velho Continente: o Brasil em 1958. Todos os outros Mundiais disputados na Europa tiveram um campeão local.


GOLS


Dos 24 gols marcados nas oitavas de final, 17 foram anotados nas partidas do lado da chave onde estão Brasil e Uruguai. Não é coincidência. Estão ali os mais talentosos jogadores ofensivos que ainda disputam o torneio. Só a partida França 4x3 Argentina teve o mesmo número de gols das quatro partidas do chaveamento oposto.


DEFESA


Brasil e Uruguai possuem as defesas menos vazadas entre as oito seleções que ainda lutam pelo título. Ambas sofreram apenas uma gol nas quatro partidas disputadas até agora, média de 0,25 por encontro. Além de terem na frente atacantes que estão entre os melhores do planeta, construíram sistemas defensivos sólidos. Não por acaso estão firmes na briga.

FERNANDO GRAZIANI

TAGS