Logo O POVO+
Terminada a 1ª fase, Brasil sabe o caminho para conquistar o hexa
Esportes

Terminada a 1ª fase, Brasil sabe o caminho para conquistar o hexa

CONFRONTOS. Com fim da fase de grupos, Brasil fica no %u201Clado dos campeões%u201D e conhece todos os possíveis adversários na busca pelo título, podendo enfrentar Argentina ou França na semi
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os quatro jogos que encerraram ontem a fase de grupos da Copa do Mundo definiram os confrontos restantes das oitavas de final. Além disso, os resultados apresentaram o caminho que a seleção brasileira deverá passar para conquistar o almejado hexacampeonato. Embora tenha se classificado em 1º lugar do Grupo E, o Brasil acabou ficando no lado mais complicado do chaveamento, apontado como “chave dos campeões” (veja diagrama na página 8).

 

Isso porque o Brasil está na rota de três campeões mundiais. Em caso de classificação para a semifinal, a seleção brasileira enfrentará França, Argentina, Uruguai ou Portugal. Os três primeiros acumulam cinco títulos mundiais juntos, enquanto a seleção portuguesa conta com o craque Cristiano Ronaldo — que tem quatro gols e briga pela artilharia da Copa.


No outro lado do chaveamento, apenas duas seleções que já levantaram a taça: Espanha e Inglaterra. Lá também estão elencos menos badalados, como os de Suíça, Suécia, Dinamarca, Croácia, Colômbia e Rússia — que, embora tenha a motivação de jogar em casa, dificilmente chegará às fases finais. Esses adversários o Brasil só poderá encontrar em uma eventual final de campeonato, no dia 15 de julho, em Moscou.


Antes de pensar na possibilidade de enfrentamento com um gigante nas semifinais, a seleção terá duelo complicado já nas quartas de final, caso passe pelo México, na próxima segunda-feira, 2, às 11 horas (de Brasília). O adversário será o vencedor do duelo entre Bélgica e Japão. Os Diabos Vermelhos se classificaram na primeira colocação do Grupo G ao vencerem a Inglaterra por 1 a 0 e são fortes candidatos ao título.


Copa do Mundo não permite escolhas. Embora esteja diante de um caminho difícil, com cruzamentos complicados, é dever do Brasil estar preparado para superar os percalços existentes.


Um alento é que, em que pese a tradição e os elencos talentosos, nenhum dos oponentes ainda convenceu verdadeiramente neste Mundial. Isto garante equilíbrio à disputa no momento de maior afunilamento da competição.


Começa agora a hora de crescer, demonstrar força e passar por quem aparecer pela frente. Afinal, agora é mata-mata e quem perder volta pra casa.

O que você achou desse conteúdo?