Logo O POVO+
Jornalistas analisam preparação da seleção para a Copa
Esportes

Jornalistas analisam preparação da seleção para a Copa

| Seleção preparada | Jornalistas analisam ótimo desempenho da equipe de Tite na campanha até a copa: existe clima de confiança, mas sem "já ganhou"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] [FOTO2]

A bagagem do técnico Tite foi cheia de vitórias para a Rússia. São 21 jogos à frente da seleção brasileira, com resultados animadores: 17 triunfos, três empates e apenas uma derrota, com cinco gols sofridos na trajetória até a Copa do Mundo.

[SAIBAMAIS] 

Não se pode negar que o desempenho da Canarinho na “Era Adenor” deu ao torcedor motivos para sonhar com o hexa após o fatídico 7 a 1 no Mundial no Brasil, em 2014.


Passados os quatro anos do maior desastre do futebol brasileiro, a seleção chega nas terras do presidente Vladimir Putin no clima de “oba-oba”? Para especialistas ouvidos pelo O POVO, a avaliação é de que há um sentimento de confiança devido ao trabalho feito por Tite, Neymar e companhia até a Copa, mas sem o conceito exagerado de “já ganhou”.


Para Paulo Vinícius Coelho (PVC), jornalista e comentarista da Fox Sports, há uma contradição no “termômetro” geral sobre a equipe brasileira no Mundial. “Ao mesmo tempo que a gente (brasileiros) diz que não tem clima de Copa no Brasil, agora o Brasil ganhou da Áustria e fica um clima de ‘oba-oba’. Está se percebendo que a seleção chega forte. Na verdade, ela é candidata ao título, mas não favorita”, analisa PVC.

[QUOTE1] 

O grupo que está na Rússia para disputar a Copa, avalia o jornalista, está ciente das possibilidades e da capacidade do time.

 

“Não acho que os caras já têm clima de já ganhou. Eles têm um clima de que vão entrar na Copa para ganhar. E têm condições de fazer”, afirma PVC.


Júlio Gomes, jornalista e blogueiro do UOL que vai colaborar na cobertura da Copa para O POVO, vê posicionamentos extremos e opostos em sua avaliação do clima do torcedor brasileiro nas redes sociais. “Tem gente muito eufórica para o bem e pessimista demais para o mal. O ideal não seria nem uma coisa, nem outra”.


O especialista acredita que o “oba-oba” dificilmente chega para os jogadores. “Eles ficam muito isolados. A não ser que a comissão passe a desprezar o adversário, o que é inimaginável. O trabalho de Tite e da comissão dentro do grupo é de respeito ao adversário o tempo inteiro”, explica.


Bruno Formiga, comentarista dos canais Esporte Interativo, afirma que nesta edição há peculiaridades no contexto do Brasil por questões políticas e econômicas.


“Acho que o torcedor entrou menos no clima. O ‘oba-oba’ é bem diferente de outras edições. Acho que nas pessoas há um otimismo, mas longe de clima de já ganhou até porque o torcedor parece bem escaldado por outras experiências”, conta.


Na opinião do jornalista, a Seleção chega como a mais preparada do Mundial. “Tudo parece tão profissional, pensado e planejado que até um eventual clima de já ganhou teria blindagem. O Brasil tem basicamente tudo: estrutura, modelo de jogo, desempenho, resultado, variações e peças individuais”, completa.

O que você achou desse conteúdo?