Logo O POVO+
Ceará acumula três recordes negativos no início do Brasileirão
Esportes

Ceará acumula três recordes negativos no início do Brasileirão

| MÁ FASE | Com pior começo de brasileirão no milênio, Ceará atinge três recordes históricos negativos após 13 jogos sem vitórias na temporada. Apesar disso, início de Lisca dá novo ânimo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Há 65 dias os torcedores do Ceará não comemoram uma vitória do time. A má fase do Vovô na temporada não é novidade pra ninguém, mas é certo que, a cada vez que o Alvinegro entra em campo e sai sem resultado positivo, a crise se agrava. Com 13 jogos consecutivos sem vitórias — 11 pelo Campeonato Brasileiro e dois pelo Nordestão — o time acumula três recordes históricos negativos.

[SAIBAMAIS] 

O levantamento é do estatístico especialista em futebol, Thiago Minhoca, que aponta o atual momento negativo do Vovô como um dos mais marcantes da história do clube.


O primeiro destes rcordes é o maior jejum de vitórias do próprio Ceará no atual milênio. Desde 2000, o Alvinegro nunca havia ficado tantos jogos seguidos sem triunfar. A marca anterior era de 12 jogos, em 2015, na Série B — ano em que o time quase foi rebaixado à Terceira Divisão.

 

Outra marca negativa é o tempo para conseguir a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Com 11 jogos sem vencer, o Ceará já igualou a marca do Botafogo na Série A em 2004.

 

A diferença entre as equipes consiste no fato de o Campeonato Brasileiro de 2004 ter tido 46 rodadas e não 38, como acontece no atual modelo de disputa. Naquele ano, o time carioca conseguiu o primeiro triunfo na 12ª rodada e não foi rebaixado à Série B.


O terceiro ponto a se destacar é que os cinco pontos conquistados nos 33 disputados até agora na Série A fazem do Alvinegro de Porangabuçu a equipe com pior campanha nas 11 primeiras rodadas no campeonato em todas as edições de pontos corridos.


Vale ressaltar que Atlético-PR (2011), Atlético-GO (2012) e Joinville (2015) conquistaram os mesmos cinco pontos que o Ceará na 11 partidas iniciais, mas tinham vencido um jogo. Os três times terminaram rebaixados ao final das competições referidas.


Em que pese o mau momento e os números negativos, desde que Lisca assumiu o comando, o Ceará ainda não perdeu. Foram dois empates — 0 a 0 contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, e 2 a 2 contra o Palmeiras, no Castelão — que representam 40% dos pontos do time na competição.


Ainda é muito pouco. Mais importante que isso, no entanto, é que agora a motivação e intensidade do Vovô parecem renovados.


“A emoção dele (Lisca) de estar de volta mudou o vestiário. A gente vai ver o que consegue, com a parada (da Copa do Mundo), ele vai conseguir colocar o trabalho dele em prática. A vitória não está vindo e é muito difícil essa situação de mudança. Não temos tempo para trabalhar ainda. Por enquanto, seguimos na motivação, na conversa. Mas a conversa tem dado resultado. Hoje, somos um time mais bem posicionado”, analisou o meia Ricardinho, um dos líderes do elenco.


Precisando reagir com urgência, o Vovô volta a campo já amanhã, para enfrentar o Atlético-MG, às 21h45min, no estádio Independência, pela 12ª rodada da Série A. Esta será a última partida antes da parada do campeonato para a Copa do Mundo.

 

RECORDES NEGATIVOS

HISTÓRICO


1- Maiores jejuns de vitórias do Ceará (desde 2000)

11 jogos (2006; 2016)

12 jogos (2015)

13 jogos (2018)

2- Mais jogos sem vencer a primeira partida na Série A:


11 jogos (Botafogo de 2004 e Ceará de 2018):

10 jogos (Atlético-PR de 2005; Santa Cruz de 2006) e Atlético-PR de 2011)

 

3- Times que conquistaram apenas cinco pontos nas 11 primeiras rodadas:


Atlético-PR (2011) (caiu)

Atlético-GO (2012) (caiu)

Joinville (2015) (caiu)

Ceará (2018): 5 empates e 6 derrotas

 

ANÁLISE

O programa “Na Prancheta” analisou as primeiras impressões do trabalho de Lisca no Ceará. Acesse em youtu.be/ YlZQozAkNus

O que você achou desse conteúdo?