Logo O POVO+
Brasil de Tite tem apenas um jogador do Nordeste
Esportes

Brasil de Tite tem apenas um jogador do Nordeste

Brasil são Paulo é o estado que teve mais jogadores convocados: nove. Logo depois aparecem rio de janeiro e Rio Grande do Sul, com quatro atletas cada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Uma seleção brasileira com poucos sotaques. Dos 23 nomes anunciados pelo técnico Tite para disputar a Copa do Mundo na Rússia, apenas sete estados do Brasil (dos 26, mais o Distrito Federal) serão representados no Mundial 2018.


São Paulo é o que teve mais jogadores convocados: nove. Logo em seguida aparecem Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com quatro atletas cada. Dois selecionados nasceram em Minas Gerais e outros dois no Paraná. Ainda na região sul, Santa Catarina terá como representante o lateral-esquerdo Filipe Luís.


O único jogador do nordeste que foi convocado por Tite foi o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, que nasceu em Maceió, Alagoas. Nenhum atleta oriundo das regiões norte e centro-oeste foi lembrado.


O alagoano está vivendo excelente momento na Europa. Na temporada 2017/2018, com a camisa dos Reds, Firmino disputou 37 partidas pela Premier League (só não entrou em campo em um jogo) e marcou 15 gols.


Já pela Liga dos Campeões, o atacante de 26 anos disputou todos os jogos da competição (marcou 11 gols) e estará em campo no próximo dia 26, no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, na grande final contra o Real Madrid.

 

Pela primeira vez em 32 anos e após sete edições de Copa do Mundo, Pernambuco não terá um representante sequer na seleção brasileira.

A última vez que um Mundial não contou um jogador do estado foi no México, em 1986. De lá para cá, a Canarinho sempre teve um atleta natural de Pernambuco no grupo.


Para se ter uma ideia, os nomes de peso foram Ricardo Rocha (1990 e 1994), Rivaldo (1998 e 2002), Juninho Pernambucano (2006), Josué (2010) e Hernanes (2014), que integraram a lista de seus respectivos treinadores. Para a Copa da Rússia, a chance mais clara de um atleta pernambucano aparecer na lista era do lateral-esquerdo Mariano.


Com 31 anos, o jogador defende o Galatasaray-TUR e foi convocado para o duelo contra o Paraguai, pela 14ª rodada das Eliminatórias, que acabou em vitória por 3x0 para o Brasil. Ele, que é natural de São João, no agreste do estado, ocupou a vaga de Daniel Alves, suspenso pelo terceiro amarelo. Mariano não foi utilizado e amargou o banco de reservas. (do Jornal do Commercio para a Rede Nordeste)

 

SELEÇÃO


O único jogador do nordeste que foi convocado por Tite foi o atacante Roberto Firmino


 
O que você achou desse conteúdo?