Logo O POVO+
Em ótima temporada pelo Liverpool, Salah luta para ser melhor do mundo
Esportes

Em ótima temporada pelo Liverpool, Salah luta para ser melhor do mundo

Craque improvável em temporada espetacular no Liverpool, egípcio tem chance de superar Messi e cr7 como melhor do mundo e conduzir uma nação na copa do mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em uma década dominada por Messi e Cristiano Ronaldo, o futebol mundial tem hoje um protagonista improvável. Depois de — mais uma — atuação de gala, contra a Roma, na última terça-feira, 24, com dois gols e duas assistências na goleada por 5 a 2, o egípcio Mohamed Salah viu o mundo render-se ao seu talento. O jogo de ida da semifinal da Liga do Campeões da Europa dissipou as réstias de desconfiança dos mais críticos ao talento do meia-atacante de 25 anos que vive temporada de ouro pelo Liverpool.


Não à toa o egípcio recebeu o prêmio de melhor jogador do ano na Premier League, entregue pela Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA) e é forte candidato a quebrar a hegemonia do argentino e do português na disputa pelo prêmio de melhor do mundo da Fifa.


Seu nome surge com força pelo papel e poder de decisão que tem desempenhado no time de Anfield Road.

 

Na Terra dos Beatles, o nome mais popular hoje é o do africano. O camisa 11 só não tem feito chover em suas atuações pelos Reds. São 43 gols (a quatro do recorde histórico do clube, de Ian Rush) em 47 jogos disputados, sendo 11 pela Liga dos Campeões da Europa, um pela FA Cup e 31 pela Premier League, o campeonato nacional mais disputado do mundo.

 

Os números incontestáveis, que o tornam o maior artilheiro da história da competição desde que passou a ser disputada no atual formato, em 1995, fizeram dele o “Rei Salah”. Mas se engana quem pensa que o reinado veio apenas deste ano.


Nas duas temporadas anteriores, vestindo a camisa da Roma, já havia marcado 35 gols. A evolução perene começou ainda quando jovem, e a história de “Moh” torna seu sucesso ainda mais hercúleo.


Na adolescência, Salah saia da escola e percorria um trajeto de quatro horas para treinar no Cairo.


Sua iniciação no futebol europeu foi em 2012, quando 74 pessoas morreram e várias ficaram feridas no Cairo em confronto entre torcedores do Al-Masry e do Al-Ahly.


Nesse período, Salah jogou pela seleção sub-23 em Basileia e impressionou os suíços, que o contrataram para o Basel naquele mesmo ano.


Seis anos depois, o boom de Salah transcende o Velho Continente. E também as quatro linhas, invadindo as esferas financeira e política.

[QUOTE1]

Na Inglaterra, os produtos relacionados a ele são os mais procurados pelos torcedores. No Egito, cerca de 1 milhão de pessoas (5% do total) rasuraram as suas cédulas de votação nas eleições presidenciais, realizadas no começo de abril, e colocaram o nome de Salah, mesmo que ele, obviamente, não tenha sido candidato.


Tal indicador deixa clara a representatividade do camisa 10 da seleção, que fez os dois gols na vitória sobre o Congo, que recolocou o país na Copa do Mundo após 28 anos. Nos braços de seus companheiros, foi ovacionado por mais de 70 mil pessoas no Estádio Internacional do Cairo.


Além do futebol, “Mo Salah” é visto como ídolo em seu país por suas constantes doações e ações sociais. Seus milhões passam por escolinhas e compras de remédios, atitudes que constroem o mito.


Se já é unanimidade pelas suas atuações nos gramados ingleses e egípcios, o faraó é grande candidato a destaque também na Rússia.


Em um grupo teoricamente fraco, que além dos donos da casa tem ainda Arábia Saudita e Uruguai, caso Salah repita o que os torcedores do Liverpool estão acostumados a ver, é grande a possibilidade de que o Egito possa avançar para as oitavas de final e comemorar ainda mais.


Seria recompensa magistral ao povo de um país que tem sofrido de uma convulsão social e a demonstração mais clara da representatividade do esporte em qualquer civilização.


Salah é esperança. É a prova viva que, ao contrário do que alguns ainda podem pensar, futebol não é só um jogo.

 

FICHA TÉCNICA

MOHAMED SALAH


Nome: Mohamed Salah Ghaly

Posição: Meia-Atacante

Nacionalidade: Egito

Data de Nascimento: 15/7/1992

Altura: 1.75 m

Peso: 71 kg

Clubes: Al Mokawloon-EGI, Basel-SUI, Chelsea-ING, Fiorentina-ITA,

Roma-ITA e Liverpool-ING

Pelo Liverpool:

 

Jogos: 47

Gols: 43

Pela seleção egípcia:

Jogos: 31

Gols: 28

 

FAZENDO HISTÓRIA


PONTO DE VISTA


O SURGIMENTO DE UM GIGANTE DO FUTEBOL


Desde que o brasileiro Kaká levou o título de melhor jogador do mundo em 2007, apenas dois jogadores tiveram a mesma honra: Cristiano Ronaldo e Messi, cada um com cinco troféus. Neste período de 10 anos, o português e o argentino foram inquestionáveis. É um privilégio para quem gosta de futebol ver ambos por tanto tempo em alto nível, como ocorre mais uma vez nesta temporada. Em 2017/208, entretanto, eles têm companhia. Surgiu um Salah gigante, com um desempenho absurdo. A graça é que ninguém poderia imaginar. Até então seu futebol era mediano, mas ele se tornou um astro mundial atuando pelo Liverpool. Sua tranquilidade e talento para fazer gols e ser decisivo com assistências brotaram de um ano para o outro. Não há explicação racional que defina. Sorte nossa.

 

FERNANDO GRAZIANI

fernandograziani@opovo.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?