Logo O POVO+
Corinthians e Palmeiras iniciam a decisão do Campeonato Paulista
Esportes

Corinthians e Palmeiras iniciam a decisão do Campeonato Paulista

Clássico a primeira partida da semifinal do campeonato paulista promete ser empolgante por causa da rivalidade histórica entre os dois times e um rosário de polêmicas
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2]
Após 19 anos, Corinthians e Palmeiras voltam a decidir um título e com diversos motivos para se prever duas grandes partidas. Confusões nos últimos encontros, divergência de dados históricos, tabus, busca pelo bicampeonato estadual por parte do time alvinegro, primeira decisão entre eles nos dois estádios mais modernos do Estado. Sobram motivos para crer em uma decisão emocionante a partir deste sábado, às 16h30min , na Arena Corinthians. 


No último encontro, realizado em fevereiro, vitória corintiana por 2 a 0 e a polêmica foi a marcação de um pênalti de Jaílson em Renê Júnior. O árbitro Raphael Claus marcou o lance bem depois do acontecido, para a revolta palmeirense. O goleiro chegou a falar “que passaram a mão” no Palmeiras, acusando a arbitragem de beneficiar o rival. A expulsão e a reclamação resultaram em punição para Jaílson, que tem jogado sob efeito suspensivo, sendo que o seu novo julgamento será na terça-feira. Caso seja punido, estará fora da segunda final.

Mas nenhuma polêmica foi tão lembrada nos últimos dias quanto a ocorrida na última vez em que se enfrentaram valendo título. Em 1999, também pelo Paulistão, Edílson transformou o jogo em uma pancadaria ao fazer “embaixadinha” e causar a ira dos palmeirenses. A partida foi encerrada antes dos 45 minutos do segundo tempo e o Corinthians sagrou-se campeão (venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e empatou o segundo em 2 a 2).

A rivalidade é tão grande que Corinthians e Palmeiras não conseguem se entender nem em relação ao retrospecto. Os palmeirenses consideram dez partidas a mais, referentes ao Torneio Início e a Taça Henrique Mudel, de 1938, além de um W.O.
 

Nas duas contas, o Palmeiras leva a melhor. Segundo os alviverdes, são 129 vitórias, 126 derrotas e 110 empates. Já os corintianos dizem que são 125 resultados positivos aos palmeirenses, 124 para os corintianos e 106 empates. Se a história total é favorável aos comandados de Roger Machado, o retrospecto recente é corintiano. Desde que assumiu o time, ano passado, Carille só venceu: 1 a 0, 2 a 0, 3 a 2 e 2 a 0.


Conquistar o título terá um sabor especial ao Palmeiras, do lateral Marcos Rocha que veio este ano do Atlético-MG. Além de evitar o bicampeonato do Corinthians de Cásssio, o alviverde acabará com o tabu de dez anos sem ganhar o Paulistão. A última vez foi no Palestra Itália, diante da Ponte.
Ontem, mais de 500 torcedores alviverdes foram ao CT para mostrar apoio ao time no último treino. O clima foi de festa, com gritos e cantos que lembravam conquistas sobre o Corinthians, em 1993.
 

A disputa dos estádios é mais um ingrediente da decisão. Allianz Parque e Arena Corinthians receberão a primeira decisão entre os rivais. “A gente espera por duas grandes festas das torcidas”, disse o volante Gabriel, ex-Palmeiras e atualmente no Timão. Para chegar à decisão, Corinthians e Palmeiras eliminaram nas semifinais o São Paulo e Santos, respectivamente, ambos nos pênaltis.

 

"Nos últimos dois anos, o retrospecto está a favor do nosso adversário, mas se pegarem os últimos dez anos, está igual. Se pegar a história, a gente está na frente". Roger Machado, técnico do Palmeiras"

O que você achou desse conteúdo?