Logo O POVO+
Fortaleza e Ferroviário divergem sobre data de Clássico das Cores
Esportes

Fortaleza e Ferroviário divergem sobre data de Clássico das Cores

| IMPASSE | Sindicato dos atletas quer adiar data do clássico das cores, marcado para quinta-feira. Mudança se reflete diretamente na última rodada da segunda fase do estadual. Fortaleza é contra
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A rodada final da segunda fase do Campeonato Cearense, marcada para quinta-feira, está ameaçada de não acontecer.

 

O presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece), Marcos Gaúcho, anunciou que buscará na justiça liminar para impedir a realização da partida entre Fortaleza e Ferroviário. O time coral também joga amanhã, mas pela Copa do Nordeste.


Como os três jogos da rodada interferem diretamente na classificação e disposição das partidas da semifinal, em caso de mudança num jogo, a FCF teria que mudar todas, porque elas precisam estar alinhadas.


O posicionamento do sindicato repercutiu no Pici. Ontem o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, se posicionou contrário à mudança de data e cobrou firmeza da Federação Cearense de Futebol (FCF) quanto à manutenção da rodada.


“O que sabemos é que o Ferroviário está pleiteando a mudança do jogo de quinta, via Sindicato dos Atletas.

O mesmo sindicato que permitiu que o Ceará jogasse com atletas iguais em jogos numa terça e numa quinta”, criticou o dirigente tricolor.


Paz disse ainda que é “totalmente contra (a mudança de dia) porque a segunda fase do campeonato era pra ter terminado ontem (domingo). Só passou para o dia 22 porque o próprio Ferroviário pediu adiamento da primeira rodada”.


O presidente do Leão fez referência às vitórias do Ceará por 1 a 0 sobre o CSA no dia 31 de janeiro, pela Copa do Nordeste, e por 2 a 0 sobre o Uniclinic no dia 1º de fevereiro, dois dias depois, pelo Campeonato Cearense.

[QUOTE1] 

Gaúcho rebateu as acusações alegando que, na ocasião, o Ceará trocou 90% do time e os que jogaram com menos de 66 horas de diferença — intervalo mínimo entre partidas previsto nos regulamentos gerais da CBF e FCF — afirmaram que tinham condições e queriam entrar em campo.

 

Não é o caso do Ferroviário, segundo o presidente do Safece. “Sexta-feira (passada) peguei assinaturas com os atletas do Ferroviário pedindo mudança na tabela e já fiz o contato com o Ministério Público (Estadual)”, explicou Gaúcho. Ele revelou que alguns atletas do Ceará também já o procuraram com a mesma solicitação — o Ceará joga hoje, em Alagoas, pela Copa do Nordeste.


““Quem está em mais de uma competição tem que assumir o risco de disputar todas”, reagiu o presidente do Fortaleza. Marcelo Paz lembrou ainda que os ingressos para a partida já estão sendo vendidos.


Irredutível, Marcos Gaúcho já confirmou que vai manter a briga. “Amanhã (hoje) de manhã tenho reunião no MP, às 9 horas. Tô levando as assinaturas dos jogadores, vou pegar um parecer técnico de um fisiologista e o acordo entre os sindicatos de atletas e a CBF para ter respaldo”, afirmou.


O objetivo inicial do sindicato é uma mudança administrativa mediada pelo promotor do Ministério público. Caso a FCF não acate, o presidente do órgão buscará uma liminar na Justiça do Trabalho.


Em entrevista ao programa Trem Bala, da Rádio o POVO/CBN, o diretor de futebol do Ferroviário, Francisco Neto, disse que o clube não gostaria de jogar dois dias seguidos, mas se for necessário vai a campo.


Questionado se apoia ou não o sindicato, o dirigente se esquivou. “Eu vou cumprir o que tiver que cumprir”, disse.


O presidente da FCF, Mauro Carmélio, confirmou a manutenção do jogo por concordância do Ferroviári. Por meio da assessoria de imprensa, o Ceará negou que pediu adiamento do jogo que tem contra o Floresta na quinta-feira.
(Brenno Rebouças)

O que você achou desse conteúdo?