Logo O POVO+
Herói da vitória do Ferrão, Valdeci conta como foi superar dificuldade
Esportes

Herói da vitória do Ferrão, Valdeci conta como foi superar dificuldade

Herói coral. Cria da base, jogador Valdeci foi decisivo na classificação. Triunfo tem um peso a mais para o jogador, que vivenciou o rebaixamento e a quase falência do clube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]


Foi dele o cruzamento para a cabeçada de Mazinho para dentro do gol, iniciando a recuperação histórica do Ferroviário diante do Sport na Copa do Brasil. Onze minutos depois, correu entre os defensores da zaga pernambucana para empurrar de carrinho para o fundo das redes, empatar e levar a decisão do jogo para as penalidades.
 

Ainda teve categoria para converter o segundo pênalti do Ferrão nas cobranças alternadas. Tal façanha é do meio-campista Valdeci, 22 anos, cria da base do Tubarão da Barra.
 

A classificação do Ferroviário na Copa do Brasil teve um significado a mais na carreira do atleta. Não à toa, o jovem jogador chorou bastante após o goleiro Bruno Colaço pegar o pênalti de Marlone e confirmar o triunfo coral na competição nacional.
 

A história do ressurgimento do Ferroviário - do rebaixamento no Estadual em 2014 e a quase falência, passando pelo vice na 1ª divisão do Cearense, no ano passado, ao estágio atual de sucesso na Copa do Brasil - coincide com a volta por cima na carreira do atleta. O meio-campista vivenciou todas essas etapas junto ao time.
 

No breve período em que deixou o clube, em 2016, para jogar no futebol paulista pela Portuguesa, Valdeci esbarrou na falta de oportunidades e enfrentou dificuldades longe da capital cearense, chegando a passar fome.

“ (A vitória) significa muito pra mim, sou da base. Foi um sofrimento muito grande. Subi para o profissional em 2014, e o time foi rebaixado, mas agora estamos fazendo história”, comenta Valdeci ao O POVO.

A lembrança em campo dos familiares e dos amigos manteve o jogador acreditando na classificação até o fim, mesmo quando o Sport vencia por 3 a 0 até os 30 minutos do 2º tempo.
 

“Estava me perguntando o que eu ia dizer em casa. Tive que buscar força, é muita gente torcendo de verdade. E aconteceu, conseguimos buscar o resultado. É uma felicidade muito grande.”
 

E muito da força de Valdeci vem da Comunidade das Quadras, na Aldeota, onde vive desde que nasceu. A casa do meio-campista, que mora com a esposa Joyce, ficou lotada de familiares e amigos da vizinhança, comemorando a classificação.
 

A vida de jogador só se tornou possível devido a projetos sociais na comunidade, como Garotos da Periferia e Vila Real. Oportunidade que Valdeci valoriza se fazendo presente como exemplo para outros garotos.
 

“A gente sabe da dificuldade de quem vem de baixo. Devo tudo à comunidade. Não teria chegado sem os projetos sociais. Nos ensina a sonhar, a treinar e a criar gosto”, finaliza o jogador.

O que você achou desse conteúdo?