VERSÃO IMPRESSA

Com jeitão de líder

Time sensação único invicto no campeonato cearense 2018, líder Floresta surpreende em primeira participação na elite do estadual e se prepara para estreia na copa do Brasil

01:30 | 30/01/2018

[FOTO1]
Nem mesmo o mais otimista torcedor do Floresta imaginaria que o pacato time da Vila Manoel Sátiro teria sucesso quase que instantâneo em sua primeira participação na Série A do Campeonato Cearense. Com 11 pontos conquistados, o Verdão da Vila é o único invicto do certame após cinco rodadas e lidera o campeonato de forma isolada.


Foram três vitórias e dois empates, com nove gols marcados e cinco sofridos. Inclua-se entre os resultados positivos o robusto triunfo sobre o Ceará, por 3 a 1, na última quarta-feira, em que a equipe comandada pelo técnico Raimundinho conquistou a Taça dos Campeões Cearenses com direito a “olé” em cima do atual campeão estadual e que disputará a Série A do
Brasileiro neste ano.
 

E não tem essa de equipe alternativa. O Floresta ganhou com autoridade do time principal do Ceará.
 

O atacante Édson Cariús marcou o 3º gol do alviverde naquela noite. Com quatro gols, ele é o artilheiro do time no Cearense e o vice-goleador do certame.
 

O resultado foi surpreendente, mas refletiu a organização que o Verdão, que se profissionalizou há apenas três anos, já demonstra fora das quatro linhas. A diretoria aposta em um elenco jovem, com folha salarial de apenas R$ 60 mil. Só a cota de R$ 500 mil recebida pela participação na Copa do Brasil — que o time jogará às 20h30min de amanhã, contra o Botafogo-PB — paga praticamente nove meses de salários.

 

Dos 31 atletas do elenco, 21 foram formados nas categorias de base do clube. A maioria é remanescente do ano passado, quando o Floresta foi campeão da Taça Fares Lopes em cima do Fortaleza.

“Trabalhamos muito com jogadores da base, por isso conseguimos ter um elenco bom e barato”, disse ao O POVO o presidente do
Floresta, Diego Felício.


A meta inicial era brigar pela manutenção na Primeira Divisão, mas o início animador permite prospectar conquistas maiores. Já são sete pontos de vantagem para o 7º colocado, o Ceará, primeiro time fora da zona de classificação para a próxima fase.
 

“Temos como primeiro objetivo agora uma vaga na Série D do Brasileiro. Depois disso, o que vier é lucro”, completa Diego.
 

O animador começo do Floresta fez o time ganhar a simpatia de muitos adeptos. Com uma trajetória surpreendente até aqui, o time da Vila Manoel Sátiro está disposto a seguir fazendo história.

 

HISTÓRIA


Fundado em 1954, o Floresta só começou a ter maior destaque no futebol profissional a partir de 2015, quando foi promovido da Terceira Divisão do Cearense. Após dois anos disputando a Série B estadual, em 2017 conseguiu o acesso à elite. O clube disputa pela primeira vez em sua história a divisão principal no Estado. Além disso, participará, também de forma inédita, da Copa do Brasil. A estreia será amanhã, às 20h30min, contra o Botafogo-PB, no PV. Se vencer, o Floresta enfrentará o vencedor de Atlético-AC e Atlético-MG 

ANDRE ALMEIDA

TAGS