Logo O POVO+
A ciência da bola parada
Esportes

A ciência da bola parada

Exímio cobrador de falta, Rogério Ceni pode potencializar bola parada no Leão com seus conhecimentos. Quatro atletas estão em destaque
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Ídolo do São Paulo em mais de duas décadas de atuação guardando o gol da equipe, Rogério Ceni se destacou em campo pelas qualidades com as mãos e
com os pés.
 

Pouco habitual para um guarda-metas, o dono das traves do Morumbi cobrava faltas e pênaltis. Chegando a marcar 131 gols na carreira, entrando para o Livro dos Recordes como o maior goleiro-artilheiro da história.
 

Agora na função de treinador do Fortaleza, o ex-jogador passa os conhecimentos da bola parada para seus comandados e busca potencializar a jogada no Tricolor do Pici.
 

Na Era Ceni, o Fortaleza possui pelo menos quatro atletas no elenco com condições de se destacar na bola parada. Os meias ofensivos Germán Pacheco e Alan Mineiro, ambos reforços de peso para a temporada 2018, eram cobradores oficiais em suas equipes e chegam ao Leão com possibilidades de assumirem o posto, que em 2017 viveu em baixa sem um batedor oficial.
 

Além dos meias, o zagueiro Diego Jussani, vindo do Guarani-SP, pode surpreender nas cobranças de longa distância.
 

O defensor tem treinado bastante a jogada e mostrado qualidade na batida.
Por fim, há o lateral-esquerdo remanescente da campanha do acesso, Bruno Melo, que chegou a balançar as redes de pênalti nos duelos decisivos das quartas e da semifinal da Série C.
 

No primeiro teste de Ceni, o Fortaleza venceu por 6 a 0 o Juazeiro. Nenhum gol saiu de cobrança de falta. Bruno Melo foi quem mais chegou perto de marcar na bola parada.

ENSINA CENI
 

Como comandante do Tricolor do Pici, Ceni tem participado dos treinamentos de falta do Fortaleza na pré-temporada, iniciada no dia 26 de dezembro, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú. Observa e passa orientações valiosas aos jogadores.
 

O toque refinado na bola parada coloca o “mito”, como os torcedores do São Paulo o apelidaram, entre os maiores cobradores do futebol brasileiro (veja a lista ao lado).
 

Os atletas do Tricolor terão a oportunidade de participarem de “aulas particulares” com Ceni. Na carreira como jogador, o “goleiro-artilheiro” estufou as redes com 62 gols de falta e 69 de pênalti. O toque na pelota era de um exímio camisa 10. 

 

OS DEZ MAIORES COBRADORES


ROGÉRIO CENI
MARCELINHO CARIOCA
NELINHO
ROBERTO CARLOS
ZENON
J. PERNAMBUCANO
MARCOS ASSUNÇÃO
NETO
RONALDINHO
ZICO

O que você achou desse conteúdo?