VERSÃO IMPRESSA

Kaká anuncia aposentadoria do futebol

01:30 | 18/12/2017
[FOTO1]

Dez anos depois de ser escolhido o melhor jogador do mundo, superando Messi e Cristiano Ronaldo na premiação da Fifa, Kaká anunciou sua aposentadoria do futebol. O jogador deixou o Orlando City, dos Estados Unidos, ao término da temporada da MLS, após três anos no clube. Em entrevista à Rede Globo, o meia de 35 anos afirmou que pretende estudar para continuar trabalhando nos bastidores do futebol como gestor.


Revelado pelo São Paulo, onde realizou sua primeira partida como profissional em 2001, ele foi vendido para o Milan, da Itália, em 2003, depois de ser reconhecido como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano anterior. No futebol italiano, ganhou reconhecimento mundial, conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2007. Em 2009, transferiu-se ao Real Madrid.


Não conseguiu regularidade na Espanha, período em que passou por algumas lesões. Foi emprestado ao Milan antes de assinar com o Orlando City, onde ficou até este ano, com breve passagem pelo São Paulo, emprestado, em 2014.


Ao anunciar que não renovaria com o Orlando após o fim da temporada nos Estados Unidos, Kaká cogitou retornar ao Brasil para atuar pelo São Paulo, encerrando o ciclo onde começou. Mas o meia revelou que precisava de um tempo maior para refletir e avaliar suas condições físicas.


A despedida de Kaká mobilizou clubes e companheiros do agora ex-jogador. O astro do PSG, Neymar, que luta para se tornar o primeiro brasileiro eleito melhor do mundo depois de Kaká, disse que vê no meia um exemplo a seguir. “Parabéns pela trajetória, irmão. Orgulho de ter feito parte da tua carreira. Você é um grande exemplo para mim”, disse o principal jogador brasileiro na Europa. (AE)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS