Logo O POVO+
Há oito anos no Ceará, João Marcos está perto de segundo acesso
Esportes

Há oito anos no Ceará, João Marcos está perto de segundo acesso

Volante João Marcos, que conquistou vaga à Série A com o Vovô em 2009, pode subir de novo com o clube oito anos depois. Ao O POVO, jogador de 36 anos revela querer encerrar a carreira pelo Alvinegro em 2018
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Remanescente do acesso de 2009, João Marcos está perto de voltar a fazer história e conquistar a segunda ascensão para a Série A do Campeonato Brasileiro em oito anos de Ceará. O Vovô só precisa somar dois pontos nas duas rodadas restantes da Segundona. O volante de 36 anos acumula 373 jogos vestindo a camisa do Alvinegro, alcançando um currículo vitorioso com o tetra do Cearense (2011-2014) e o título da Copa do Nordeste de 2015.
[SAIBAMAIS] 

Em entrevista exclusiva ao O POVO, João Marcos falou sobre a sua trajetória em Porangabuçu, a chance de conquistar o segundo acesso e o projeto para encerrar a carreira em 2018, de preferência, vestindo a camisa alvinegra.

O POVO - Como você se sente estando perto de conseguir dois acessos pelo Ceará?


João Marcos - Ter dois acessos em oito anos de clube é especial. Este momento é muito bom, mesmo sem estar jogando (o jogador ficou fora da lista de relacionados que viajou a Criciúma para a partida de amanhã). Espero que a gente consiga este objetivo final para que eu possa compartilhar com meus amigos a felicidade que estou sentindo.
 

[QUOTE1]
O POVO - Qual o segredo do Ceará em 2017?
 

João Marcos - Regularidade, maturidade e equilíbrio. O time conseguiu uma regularidade muito boa. Mas tem que ter a maturidade que teve durante todo o campeonato e equilíbrio para permanecer no G-4 até ultima rodada.
 


O POVO - Muito jogadores falam sobre o seu perfil de liderança. O que você tenta passar para os mais jovens?
 

João Marcos - Na medida do possível, a gente tenta conversar individualmente, principalmente com o Raul (volante titular), que é oriundo da base. Converso muito com ele. Além de ser muito bom jogador, é uma boa pessoa. Tenho o Raul como amigo. Tem jogadores que brincam que ele é meu filho.
 


O POVO - E que tipo de conselho você passa?
 

João Marcos - Para ser profissional ao extremo. Independente da condição, se estiver jogando ou não. Tem que ter profissionalismo acima de tudo para não dar brecha para alguém falar.
 


O POVO - Você viu a evolução do Ceará em oito anos.
O que mudou?
 

João Marcos - Peguei a transformação toda. Hoje tem hotel próprio. A gente almoçava sempre em um restaurante para viajar e concentrava, em Fortaleza, em hotel. E isso (mudança) é bom para o clube, corta gasto. Em relação ao campo, mudou muito. Tínhamos um campo muito ruim de treinar, de fazer tudo, a academia, o departamento médico. A administração do Evandro e agora do Robinson fez com que o Ceará mudasse de status.
 


O POVO - Ainda param muito você para falar sobre aquela confusão com o Neymar
em 2010?
 

João Marcos - Muito. Pessoas com quem dificilmente tive contato em todo esse tempo perguntam o que falei na época. O assunto não tem a mesma repercussão de anos atrás, mas é algo que o pessoal ainda fala. O torcedor gosta de lembrar e pergunta os detalhes. A gente conta e o pessoal dá risada.
 


O POVO - E o que você disse pra ele?
 

João Marcos - O PC Gusmão mandou chegar ripa nele. É um jogador que dispensa comentários. Mas no fim do jogo, de cabeça quente, não sou uma pessoa que vai ouvir e vai ficar quieto. A gente falou algumas palavras meio baixas, mas o que dá pra contar é que falei que ele era um bebê chorão e que não aguentava. Foi por isso que ele se revoltou um pouco. (risos)
 


O POVO - Seu contrato termina no fim desta temporada. Qual é o seu projeto pessoal?
 

João Marcos - Meu projeto pessoal é jogar até o fim do ano que vem. Já conversei com minha esposa e meus pais. Com certeza, quero permanecer no Ceará, mas o futuro a Deus pertence. Vou continuar trabalhando para terminar o ano bem. Quero fazer história e o maior número de jogos possíveis. Mas isso não depende mais de mim, mas da diretoria.
 


O POVO - Conquistar os dois acessos pelo Ceará seria fechar a carreira com chave de ouro...
 

João Marcos - Claro. Hoje, você não consegue ver jogadores que criam uma identidade com o clube. Os jogadores mudam muito rápido de clube. No meu caso, permaneci esses oito anos e quero permanecer um pouco mais. Permaneci no Ceará por amor ao clube que me abraçou. Vinha em um momento difícil e o clube abriu as portas. Hoje, sou muito grato pelo que o Ceará fez por mim e pela
minha família.

 

[VIDEO1] 

 

Números

 

373 jogos pelo Ceará. Esta é a marca de João Marcos pelo Alvinegro de Porangabuçu
 

36 Anos tem o volante João Marcos, que pretende encerrar a carreira em 2018  

 

O JOGADOR


JOÃO MARCOS ALVES FERREIRA

Posição: volante
Nascimento: 24/6/1981 (36 anos)
Naturalidade: Marília-SP
Altura: 1,77m
Peso: 73 kg
Camisa: 5
Gols: 3
Clubes: Marília-SP, Ponte Preta-SP, Noroeste-SP e Ceará
Títulos: Campeonato Cearense (2017, 2014, 2013, 2012, 2011) e Copa do Nordeste (2015)

O que você achou desse conteúdo?