Logo O POVO+
Ironman 70.3 Fortaleza é chance de cumprir desafios
Esportes

Ironman 70.3 Fortaleza é chance de cumprir desafios

Fortaleza recebe o Ironman 70.3 no próximo domingo. Para o estreante na prova Josias Almeida, é a oportunidade de cumprir um desafio pessoal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

 

Pelo quarto ano consecutivo, Fortaleza recebe uma etapa do Ironman. O evento de 2017 será realizado no domingo, 26. A competição de triatlo realizada na Capital é do tipo 70.3: 1,9 km de natação, 90 km ciclismo e 21,1 km de corrida.


Considerada uma prova das mais difíceis, devido às exigências físicas combinadas a fatores como calor e vento, o Ironman surpreende até mesmo profissionais que encaram o desafio.


Agora imagine as dificuldades de quem se propõe a encarar o Ironman pela primeira vez. Este é o caso de Josias Almeida, advogado e professor universitário de 47 anos que está em preparação para o evento há seis meses.


“O meu principal motivo é o autodesafio: ser capaz e acreditar que é possível completar o Ironman”.


Apesar de estar em preparação há seis meses, vale ressaltar que para encarar uma prova tão desgastante quanto esta é preciso ter começado a praticar triatlo bem antes, depois ir adaptando o corpo para distâncias maiores e condições adversas, como garante o Josias. “Iniciei há quatro anos, apenas na corrida e a partir de 2015 ingressei no triatlo. Foi um processo até conseguir”.


Para completar o Ironman 70.3, Josias treina todos os dias da semana, sem exceção. De segunda a sexta-feira as atividades são em dois períodos, pela manhã e à noite, alternando entre natação, corrida, ciclismo e musculação.


Nos fins de semana, ele faz “longões”, que são percursos de 40 a 90 km de ciclismo, intercalando com corridas entre 10 e 30 km.


Para suportar a exaustiva carga de treinamentos físicos é necessária uma dieta balanceada, além de suplementos nutricionais. Acompanhamento médico e profissional também é indispensável. “Saúde em primeiro lugar”, ressalta o atleta amador.


Para esta estreia no Ironman, Josias já elencou as maiores dificuldades: “Sem dúvida, os principais obstáculos são calor e condições de vento”. São 45 km de ciclismo com o vento a favor, a uma velocidade estimada de 45 km/h; já os outros 45 km são totalmente desfavoráveis, o vento é contrário e a velocidade despenca para 20 km/h.


O EVENTO


O Ironman 70.3 de Fortaleza terá base no Marina Park Hotel, com largada na prova de natação, às 6 horas. Em seguida, um percurso de ciclismo que começa no hotel e se estende pela rodovia CE-085. Devolvidas as bicicletas, o percurso de corrida começa seguindo a orla de Fortaleza até a altura do Mercado dos Peixes, na Avenida Beira Mar.


Em 2017 a etapa de Fortaleza encerra o calendário de competições. O evento classificará 30 atletas para o Mundial de Ironman 70.3 de 2018, programado para Mandela Bay, na África do Sul. Na disputa dessas vagas limitadas estão mil atletas de 14 países.

 

Saiba mais


Organizado pela World Triathlon Corporation (WTC), o Ironman 70.3 (Meio Ironman), tem 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A soma destas distâncias equivale a aproximadamente 70,3 milhas, por isso o nome. O Ironman “cheio” tem o dobro dessas distâncias.

Para efeitos de comparação, o triatlo olímpico consiste em 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

O que você achou desse conteúdo?