Logo O POVO+
Atleta Genílson Lima não é encontrado após prova de natação do Ironman
Esportes

Atleta Genílson Lima não é encontrado após prova de natação do Ironman

Atleta Genílson Lima não é encontrado após prova de natação do Ironman em Fortaleza. Sem sucesso, buscas duraram quase 12 horas ontem, se encerraram à noite e recomeçam às 5h30min de hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O que deveria ser um dia de superação esportiva se transformou em drama. Um homem desapareceu no mar enquanto cumpria a prova de natação do Ironman70.3, na manhã de ontem, em Fortaleza. O atleta identificado como Genílson Lima, de 48 anos, não foi encontrado após o trecho da prova realizado na Praia Formosa, próximo ao hotel Marina Park.


As buscas por Genílson começaram às 7h50min, logo depois que foi notada sua ausência. Equipes do Corpo de Bombeiros, Marinha e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) o procuraram durante toda a manhã e tarde de ontem. Botes, jet skis, helicópteros e mergulhadores foram utilizados nas tentativas, sem sucesso, que foram as suspensas às 18 horas. As buscas estão previstas para recomeçar às 5h30min de hoje.


O subtenente Brito, do Corpo de Bombeiros, informa que pescadores e surfistas que circulam pela praia da Barra do Ceará foram alertados para informar os bombeiros caso avistassem algo na noite de ontem.

[QUOTE1]

De acordo com a organização do evento, o chip de identificação dele não disparou na transição para o trecho de ciclismo da prova, o que leva a crer que ele não saiu do mar. Ao todo, 26 pessoas não conseguiram completar a prova de natação no tempo estabelecido, sendo que 25 foram tirados por jet skis de apoio da prova.


Segundo o tenente-coronel Holtayne Pereira, do Serviço de Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, cinco mergulhadores e quatro guarda-vidas formam as três equipes nas buscas pelo atleta.

A profundidade no perímetro da prova, conforme ele, é de no máximo sete metros, o que facilita as buscas.


O POVO apurou ainda que drones que registravam imagens da competição identificaram Genílson em três momentos: na faixa de areia antes da largada, logo após o início da prova e no contorno da primeira boia. As imagens comprovam que Genílson, de fato, largou na competição.


Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, afirma em nota que a empresa que organiza o evento em Fortaleza tem “trabalhado com as autoridades locais em uma ampla e intensa busca pelo atleta” e que vai “fazer tudo que puder para dar assistência à família e amigos o tempo que for necessário”.


Segundo a assessoria de comunicação do evento, os atletas assinam um termo na inscrição se responsabilizando pela boa saúde para cumpri-la. (Colaboraram Amanda Araújo e Sara Oliveira)


Saiba mais


Ironman 70.3


Cerca de mil atletas participaram do Ironman 70.3 ontem. A prova é dividida em três etapas. A primeira é a natação com 1,9km de trajeto largando e chegando no Marina Park. Na sequência, os atletas percorreram 90 km de ciclismo pela CE-085 e finalizaram com 21,1 km de corrida. A ausência de Genílson foi sentida na transição na natação para o ciclismo

O que você achou desse conteúdo?