Logo O POVO+
Juiz acata pedido do MPF e Carlos Arthur Nuzman permanecerá preso
Esportes

Juiz acata pedido do MPF e Carlos Arthur Nuzman permanecerá preso

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e converteu a prisão temporária de Carlos Arthur Nuzman em prisão preventiva, quando não há prazo para terminar. Bretas também determinou a prorrogação da prisão temporária de Leonardo Gryner, apontado como braço direito do dirigente.

 

No pedido, o MPF destacou que “a ocultação do dinheiro ilícito produzido pela corrupção sistêmica” perdura até hoje.


Os procuradores também alertaram que Carlos Arthur Nuzman continuava a atuar em benefício próprio, usando os instrumentos do Comitê Rio-2016, do qual também é presidente, bem como a sua influência sobre as pessoas que lá trabalham. Eles citaram um e-mail datado de 25 de setembro — portanto, após deflagração da Operação Unfair Play —, em que ele determinava “urgência” no pagamento do escritório Nelio Machado Advogados, que atua em sua defesa.


O pagamento solicitado era de R$ 5,5 milhões, mas o jornal O Estado de S.Paulo apurou que a liberação do montante não foi autorizada por não passar pelas regras de governança do comitê. O comitê organizador da Rio-2016 tem dívidas na casa dos R$ 100 milhões.


O MPF também pediu a prorrogação da prisão provisória de Leonardo Gryner, que está preso desde a quinta-feira passada. Ele é apontado pelos investigadores como “braço direito” de Carlos Arthur Nuzman e divide a cela com o dirigente na cadeia de Benfica, na zona norte do Rio, onde estão confinados os investigados na Operação Lava Jato. 

 

Agência Estado

O que você achou desse conteúdo?