Logo O POVO+
Donald Trump mantém viva polêmica com jogadores da NFL
Esportes

Donald Trump mantém viva polêmica com jogadores da NFL

Donald Trump mantém viva polêmica com jogadores da NFL que se ajoelharam em protesto contra ele. Presidente quer demissão de envolvidos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve viva ontem a polêmica com atletas do país. No último fim de semana, nos 14 jogos da liga de futebol americano (NFL), mais de 150 jogadores repetiram o gesto de ficar de joelhos durante a execução do hino nacional. O ato foi em sinal de protesto contra o presidente, que sugeriu demitir os jogadores que realizassem a ação. “O problema de se ajoelhar não tem nada a ver com questões raciais. Trata-se de respeito pelo nosso país, nossa bandeira, nosso hino”, escreveu Trump no Twitter, ontem.
 

O gesto foi protagonizado pela primeira vez no ano passado, pelo jogador Colin Kaepernick, então no San Francisco 49ers e hoje sem clube, em referência ao assassinato de cidadãos negros. Em ambiente marcado pela controvérsia sobre o respeito aos símbolos nacionais e à liberdade de expressão, o ato de se ajoelhar durante o hino se popularizou.
 

"Sim, trata-se claramente de questões raciais, da desigualdade que golpeia nossas comunidades", disse o jogador Micael Thomas, do Miami Dolphins, ontem. "As pessoas vão continuar fazendo suas vozes serem escutadas, continuarão protestando".


A polêmica se tornou assunto de Estado após Trump sugerir que os torcedores deixassem os estádios diante dos protestos, além da demissão dos atletas envolvidos. Em editorial, o Wall Street Journal indicou que Trump "conseguiu consolidar a unidade dos jogadores e dos proprietários dos clubes contra o presidente, apesar de vários deles terem apoiado a campanha eleitoral". (AFP)

O que você achou desse conteúdo?