PUBLICIDADE
Jornal

COI inclui basquete 3x3 e provas mistas para os Jogos de Tóquio-2020

COI inclui basquete 3x3 e provas mistas para os Jogos de Tóquio-2020. Programa também terá ampliação de disputas femininas

10/06/2017 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou ontem uma série de novidades para os Jogos de Tóquio-2020. Além da inclusão de provas em algumas modalidades, foram definidas alterações nos programas dos esportes, ampliando eventos femininos e competições mistas.
 

Além da inclusão da escalada, do surfe, do skate, do caratê, do beisebol e do softbol, já anunciadas previamente, o COI definiu ontem a entrada do basquete 3x3. A questão já havia sido avaliada para a Olimpíada do Rio-2016, mas acabou rejeitada diante do desejo dos organizadores locais de que não ocorresse a ampliação do número de eventos.
 

Agora, a aprovação veio. A inclusão do basquete 3x3 tem a intenção de  dar um apelo “jovem e urbano” aos Jogos, diz o COI. Por este mesmo motivo, o comitê decidiu também pela entrada da prova de estilo livre do ciclismo BMX.
 

“A Olimpíada passará a ser mais jovem, mais urbana e incluirá mais mulheres”, declarou o presidente do COI, Thomas Bach.
 

Para o basquete 3x3 serão oito países e 64 atletas na disputa. Mesmo com a inclusão de novas provas, porém, a Olimpíada de Tóquio terá 10.616 atletas em 28 modalidades, 285 participantes a menos que no Rio, com as provas de atletismo perdendo 105 lugares e o levantamento de peso, 64.


A natação sofrerá corte de 22 atletas, apesar da inclusão de três provas: 800m livre masculino, 1.500m livre feminino e revezamento 4x100m livre misto. O atletismo também terá a inclusão do 4x100m misto, assim como o judô, com a disputa de equipes mistas.
 

“Acreditamos que o número de atletas é gerenciável dentro do esporte, enquanto prometemos manter a universalidade”, declarou o diretor esportivo da entidade, Kit McConnell. (AE)

 

MUDANÇAS
- Natação: 800m masculino, 1.500m feminino e 4x100m medley misto
- Tiro com arco: disputa de equipes mistas
- Atletismo: 4x400m misto
- Basquete: basquete 3x3 masculino e feminino
- Boxe: duas provas masculinas serão trocadas por provas femininas
- Canoagem: três provas masculinas serão trocadas por provas femininas
- Ciclismo BMX: prova estilo livre masculina e feminina
- Ciclismo de pista: prova Madison masculina e feminina
- Esgrima: prova por equipes masculina e feminina
- Judô: disputa de equipes mistas
- Remo: uma prova masculina será trocada por prova feminina
- Vela: a prova mista Multihull será trocada pela prova mista Foiling Multihull
- Tiro esportivo: três provas masculinas serão trocadas por provas mistas
- Tênis de mesa: disputa de duplas mistas
- Triatlo: revezamento por equipes mistas
- Levantamento de peso: retirada de uma
categoria masculina 

TAGS