Logo O POVO+
Ceará bate Ferroviário e fica com a taça do Cearense de 2017
Esportes

Ceará bate Ferroviário e fica com a taça do Cearense de 2017

Ceará conquista 44º título estadual sem sustos em uma campanha com a cara do técnico Givanildo Oliveira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Em um time com tantas glórias, muitas delas conquistadas à base de angústia e sofrimento, não dá para dizer que o 44º título estadual do Ceará foi obtido a duras penas. Nem mesmo o terceiro jogo se fez necessário. O Vovô saiu do Castelão na noite de ontem com mais uma taça para sua galeria. As duas vitórias sobre o Ferroviário — 1 a 0 no dia 30 e 2 a 0 ontem — deram a tônica do que foi a edição 2017 do Campeonato Cearense: sem oferecer adversários à altura de um Alvinegro que não precisou encantar para vencer.

 

Um personagem se mostrou fundamental para este título. Com jeitão de professor que não dá mole para a turma do fundão, o técnico Givanildo Oliveira foi também a cara do Ceará no Estadual. Vale lembrar que Gilmar Dal Pozzo, seu antecessor, saíra em fevereiro, sofrendo ameaças da torcida no aeroporto.


Givanildo trouxe consigo a calmaria a Porangabuçu. Recuperou o respeito da torcida pelo time que fora eliminado pelo Boavista na 1ª fase da Copa do Brasil e equilibrou a equipe o suficiente para conseguir mais um título cearense.


Com o treinador “raiz” no comando, o Ceará passou a ser um time seguro defensivamente. O Alvinegro encarou os três jogos da semifinal e os dois da final do Estadual sem sofrer gols.


Verdade seja dita que, em um campeonato fraco tecnicamente, os outros times não ofereceram resistência durante a competição. Nem mesmo o rival Fortaleza, que não fez nada certo em 2017 a não ser impor a única derrota do Ceará no campeonato (ainda sob o comando do técnico Dal Pozzo).


Rival na decisão, o Ferroviário fica, sim, triste pelo vice-campeonato. Mas orgulhoso de sair de uma perspectiva zero, montar um time às pressas e chegar à final, garantindo calendário cheio para 2018 com Copas do Nordeste e do Brasil e Série D do Brasileiro.


Mas isso não foi o suficiente para vencer um time melhor tecnicamente e comandado por um treinador talhado para vencer campeonatos estaduais. O de ontem foi nada menos que o 14º na carreira como técnico — como jogador Givanildo acumula 11.


Depois da ressaca do título, a concentração do Ceará se volta para mais uma tentativa de acesso à Série A do Brasileiro. O time estreia no dia 12, em Alagoas, contra o CRB.


No torcedor mais pessimista fica a desconfiança de como vai a campo um time pouco exigido até agora em 2017.


No mais otimista, a esperança de que Givanildo leve para o restante do ano outra característica sua. As cinco promoções nacionais obtidas como treinador que lhe deram a alcunha de “rei do acesso”.


É apostar como fez o presidente Robinson de Castro. “Tudo que ele toca (Givanildo) vira ouro”, diz.


CAMPANHA

1ª fase

18/1 - Maranguape 0 x 2 Ceará

22/1 - Fortaleza 1 x 0 Ceará

29/1 - Ceará 2 x 1 Guarany-S

1/2 - Ceará 1 x 0 Tiradentes

4/2 - Ceará 1 x 0 Ferroviário

9/2 - Ceará 2 x 0 Horizonte

12/2 - Itapipoca 1 x 1 Ceará

19/2 - Guarani-J 0 x 1 Ceará

5/3 - Uniclinic 2 x 2 Ceará

 

Quartas de Final

19/3 - Uniclinic 1 x 3 Ceará

25/3 - Ceará 4 x 1 Uniclinic

 

Semifinais

5/4 - Guarani-J 0 x 0 Ceará

16/4 - Ceará 2 x 0 Guarani-J

22/4 - Ceará 1 x 0 Guarani-J


Finais

30/4 - Ferroviário 0 x 1 Ceará

3/5 - Ceará 2x0 Ferroviário

 

ARTILHARIA DO TIME

Magno Alves - 7 gols

Alex Amado - 2

Lelê - 2

Luiz Otávio - 2

Richardson - 2

Wallace Pernambucano - 2

Douglas Baggio - 1

Lucas - 1

Maxi Biancucchi - 1

Rafael Costa - 1

Rafael Pereira - 1

Rafinha - 1

Tiago Cametá -1

Raul -1

 

Números

 

44

É o número de títulos estaduais do Ceará. O Fortaleza tem 41 e nove são do Ferroviário

 

 

O que você achou desse conteúdo?