VERSÃO IMPRESSA

Com mudanças no formato, edição 2017 da Copa do Brasil começa hoje

Edição 2017 da Copa do Brasil começa com 91 participantes e jogo único nas duas primeiras fases

01:30 | 08/02/2017
Para manter a fama de competição mais democrática do País, a Copa do Brasil chega mais inchada em sua 29ª edição, que começa hoje, com 17 partidas (veja Agenda ao lado), e vai até 12 de outubro. Serão 91 clubes, cinco a mais que em 2016. Os representantes cearenses — Ceará, Fortaleza e Uniclinic — só jogam pela 1ª fase no dia 15.

 

O regulamento mudou e abre espaço para zebras. As duas primeiras fases serão disputadas em jogo único. A renda da partida será dividida: 60% ao time classificado e 40% ao eliminado. Na rodada inicial, os grandes visitam os piores no ranking da CBF e têm a vantagem do empate.


“A medida do jogo único, que traz o fator técnico de decisão, tende a elevar o público”, entende Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.


Por outro lado, a nova proposta da disputa esbarra na venda de mando de campo. O Princesa de Solimões-AM, por exemplo, receberá o Internacional em Cascavel, no Paraná. Já o Santos-AP receberá o Vasco na Arena das Dunas, em Natal. Segundo o presidente Luciano Marba, a decisão considerou o quadro financeiro do clube do Amapá. A CBF entende que a medida é um direito dos clubes, mas proíbe a venda do mando nas quatro últimas fases do mata-mata.


A entrada dos participantes da Libertadores e dos campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro será nas oitavas de final. São os casos de Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Atlético-PR, Atlético-GO e Chapecoense, Santa Cruz e Paysandu. Nesta etapa chegarão apenas cinco dos 80 times que iniciarão a 1ª fase. O grande atrativo do torneio é o mesmo: o vencedor garante vaga na próxima edição da Libertadores. (AE)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS