Logo O POVO+
Joias e relíquia na coroa de Nossa Senhora
Especiais

Joias e relíquia na coroa de Nossa Senhora

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Ela é preciosa. A coroa de Nossa Senhora de Fátima é toda de ouro, tem mais de 313 pérolas e 2.650 pedras preciosas. Para fazê-la, um comitê de mulheres de Portugal saiu em peditório em 1942 e recolheu uma quantidade de anéis, alianças, medalhas, brincos, pulseiras, cordões, botões e alfinetes. Derretido tudo isso, apurou-se 7,8 quilos. As pedras preciosas também vieram na mesma campanha,em agradecimento à Fátima pela graça de Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial.


A curiosidade é que a coroa leva também uma relíquia. A bala que quase matou João Paulo II, em um atentado na Praça de São Pedro, em maio de 1981. A coincidência é que havia um orifício com a exata dimensão do projétil, o que permitiu a incrustação sem alteração na peça. A coroa de Fátima segue o mesmo figurino das coroas das rainhas. Ou seja, oito gomos que se fecham em um globo cravejado de turquesas e que serve de base para a cruz.É neste globo que está encaixada a bala.


De tão valiosa, a coroa só vai para a cabeça da imagem de Fátima em dias solenes. A visita de um papa e a santificação de Jacinta e Francisco são ocasiões assim. O resto do tempo, a joia fica guardada no Museu do Santuário. No dia a dia, para os olhos dos devotos, a santa ostenta uma outra, menos valiosa, mas no mesmo design. Há ainda uma segunda cópia guardada na reserva do museu.

O que você achou desse conteúdo?