VERSÃO IMPRESSA

Cultura e entretenimento

01:30 | 18/01/2018
[FOTO1]

Atento às novas configurações do universo cultural, O POVO promove um câmbio significativo no modo como arte e entretenimento são abordados em suas plataformas. Aos tradicionais elementos que por muito tempo nortearam a cobertura da área - cinema, música, teatro, dança e literatura - somam-se linguagens que deixam de estar no campo residual e assumem o protagonismo compartilhado pelas novas gerações.

[SAIBAMAIS]

O novo Vida&Arte abraça, como segmentos essenciais ,para sua expressão renovada o universo das séries de TV, da moda e do design, das artes plásticas, visuais e urbanas, da gastronomia e da cultura pop. Ciente de que entretenimento e arte são elementos em constante interseção e interação, a plataforma de cultura do O POVO ampliará sua cobertura e análises para os assuntos que movimentam as redes sociais e definem comportamentos.


Fomentar um olhar mais atento para a cidade é um dos objetivos desse novo projeto. Pensando nisso, três edições semanais serão dedicadas à nossa agenda cultural (quinta-feira), ao roteiro gastronômico (sexta-feira) e às delicadezas que despontam do centro ao mar (sábado). Queremos mostrar que Fortaleza é uma cidade de cultura em ebulição.


“O Vida&Arte amplia seu nicho de cobertura sem esquecer de dar continuidade ao acompanhamento que já fazia com excelência e que o transformou na principal referência para a cena cultural local”, explica Cinthia Medeiros, editora-executiva do núcleo.


Para abraçar essa pluralidade - em seus níveis local e nacional - o caderno ganha novas páginas. As seções foram reformuladas, novos colaboradores foram convidados, a ligação com o digital está mais forte do que nunca. O Vida&Arte impresso passa a funcionaR como um dos elementos na composição de uma grande plataforma de cultura e entretenimento que se expande para web, rádio, audiovisual e projetos especiais. (Por Jáder Santana)


ROTEIRO CULTURAL


O Guia Vida&Arte, uma curadoria com a melhor programação da Cidade para o fim da semana, coordenada pela jornalista Camila Holanda, passa a ser publicado às quintas-feiras, com 12 páginas que elencam opções de lazer nas mais diversas linguagens e segmentos. Uma nova seção fixa apresenta dicas de viagem e turismo baseadas em experiências personalizadas no Ceará, no Brasil e no mundo.


GASTRONOMIA


A edição das sextas-feiras será dedicada à gastronomia. Dividido em dois grandes eixos, o Vida&Arte vai trazer as melhores opções de comes & bebes, com seções especiais dedicadas aos produtores locais, dicas de chefs, propostas de harmonização e restaurantes com melhor custo-benefício. Na lista de colunistas: o jornalista Ivonilo Praciano, o sommelier Renato Brasil e os beer sommeliers João Filho e Carol Zilles.


FLANAR PELA CIDADE

 

Resgatar as delicadezas e os personagens anônimos de Fortaleza é a proposta da edição de sábado do Vida&Arte. Com espaço para grandes reportagens fotográficas, o caderno vai se abrir para uma cidade mais subjetiva e pessoal, percebida a partir de manifestações culturais periféricas e histórias que se desenrolam à margem de nossas percepções.

 

ASPIRACIONAL


Um novo produto, com o foco em estilo de vida e comportamento, será publicado aos domingos. Pause será um suplemento especial comandado pelo editor Clóvis Holanda e com um time de colunistas de primeira linha nas áreas de sociedade, beleza, celebridades e TV, gastronomia, moda, universo infantil e noivas.


HQ’s


As tirinhas estão de volta ao Vida&Arte na página Brincar, dedicada ainda ao Sudoku e às cruzadinhas. Nomes de projeção local e nacional estão entre os quadrinistas convidados, como Daniel Brandão e Guabiras, que assumem as tirinhas fixas, e Sirlanney (a Magra de Ruim), que entra no rodízio semanal de autores.


rádio


Fortalecendo sua posição como multiplataforma de cultura e entretenimento, o Vida&Arte também marca presença nas rádios que integram o grupo. Na O POVO/CBN, a jornalista Rachel Gomes comanda, aos sábados pela manhã, o programa Vida&Arte. Ao longo da semana, jornalistas do núcleo participam de quadros nos programas Revista e O POVO no Rádio. Na Mucuripe FM, o jornalista Marcos Sampaio anuncia diariamente os destaques da edição do caderno.


EVENTOS


O Vida&Arte Convida é um projeto que prevê a realização de eventos culturais com a curadoria do Vida&Arte. Por meio de uma parceria com a Livraria Cultura, estão sendo promovidos encontros mensais com uma ampla programação em diversas linguagens artísticas - música, cinema, literatura e cultura popular. Entre os convidados, nomes como o cantor Criolo, os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá e o escritor Raphael Montes.

 

 

GABRIELLE ZARANZA

TAGS