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Graduação, pós-graduação ou cursos livres. A administradora Bruna Fontenele, 32, soube por amigas do MBA em gestão pública, feito à distância. “Eu não queria mais ter esse compromisso de aula todo dia ou todo fim de semana. Pesquisei direitinho, parcelei em 12 vezes e no final do curso fiz a prova. Todo mês liberavam o conteúdo e as atividades”, narra.


Sem o incômodo de sair de casa para enfrentar engarrafamento e até gastar gasolina, Bruna passou a ser consumidora desse tipo de produto. “Acho muito melhor, porque você participa muito mais do que no presencial. No dia a dia, a pessoa pode ficar com vergonha de perguntar, no online fica à vontade para tirar as dúvidas”, complementa. À distância, Leonardo Lourenço, 22, concilia o curso de Letras - Inglês no UFC Virtual com outra graduação, presencial, em Publicidade e Propaganda. “Eu sempre quis fazer Letras, cheguei a trancar o curso, mas consegui reabrir. A metodologia é diferente, mas fazendo tudo certo, você consegue administrar seus horários”, ensina.

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A Rede EAD Senac teve, entre 2015 e 2017, mais de 2.000 matrículas no Ceará. Em todo o Nordeste, esse número correspondeu a 13.972 matrículas no mesmo período. “O maior entrave para um crescimento ainda maior da modalidade EAD é o pensamento de muitos detentores do poder que ainda não acreditam, por absoluta falta de conhecimento, que a EaD é a única forma possível de democratizar a educação de qualidade num país com a dimensão do Brasil. Exigir neste caso, momentos presenciais é um grande erro. Atualmente a justiça já condena ou absolve através das videoconferências e a medicina já realiza cirurgias e consultas à distância”, explica o diretor geral interino do Senac/CE, Rodrigo Leite.


Rodrigo reconhece que algumas regiões do País têm difícil acesso à banda larga ou falta de conhecimento tecnológico, mas acredita que essa barreira está sendo superada. “No Brasil, o MEC não faz distinção entre alunos formados a distância ou presencial, o mesmo acontece com as empresas na contratação de seus funcionários, pois a qualidade da aprendizagem é mesma, inclusive com uma maior participação do aluno no processo”, informa.


Para o diretor do Instituto UFC Virtual, Mauro Pequeno, a disciplina e participação ativa que a EAD requer do aluno é um ganho profissional a longo prazo. “Não tem volta, esse modelo de aula expositiva está com os dias contados, vai deixar de existir”, completa.

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