Logo O POVO+
As novas chances dos cargos públicos
Empregos

As novas chances dos cargos públicos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Quem pretende ingressar na carreira pública terá um ano de oportunidades pela frente. É o que aponta levantamento da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), que prevê abertura de mais de 162 mil vagas em 2018. Déficit no número de funcionários públicos, principalmente, além de aposentadorias e previsão orçamentária são preponderantes para tornar o período favorável aos “concurseiros”. As vagas previstas são nas esferas federal, estadual e municipal.


“É uma expectativa grande no número de vagas, porque em 2017 a gente teve aí uma retenção. Embora a gente tenha tido alguns concursos, muitos editais publicados, teve uma redução no número de vagas. As vagas devem abrir no começo do ano, no primeiro semestre, mas é possível também que a gente tenha várias vagas no segundo semestre”, estima o presidente da Anpac, Marco Antônio Araújo Junior. As apostas são para abertura de vagas em órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e poderes legislativos.

[SAIBAMAIS]

O estudo da Anpac aponta que, das 85 mil vagas previstas para 2017, pelo menos 79 mil foram efetivamente ofertadas, mas com o cadastro de reserva, esse valor pode ultrapassar a previsão inicial. Marco destaca sinalização do Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, de destinação de mais de R$ 600 milhões para realização de concursos públicos em 2018. Segundo a Anpac, as aposentadorias devem atingir nível recorde nos próximos cinco anos, culminando na necessidade de reposição de vagas.


No Ceará, os alunos de cursinhos se voltam, logo nos meses de fevereiro e março, para o concurso de preenchimento de vagas do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran/CE). As provas, incialmente programadas para o dia 28 de janeiro, foram remarcadas para os dias 25 de fevereiro, 11 de março e 8 de abril, de acordo com o cargo disputado.

[FOTO2]

O sócio e diretor de ensino do curso Prime, Thiago Pacífico, ainda cita outros concursos na sequência, como para o provimento de vagas no MPU, PRF, PF, Sefaz/CE, TRE/CE e a área administrativa da Uece, da UFC e do IFCE. “Temos um núcleo de alunos estudando para realizar provas por todo o País, focando principalmente em diversos tribunais com provas em 2018”, diz. Gustavo Brígido, professor de curso preparatório para concursos homônimo, explica que as aulas começaram logo no dia 2 de janeiro.


De acordo com o presidente da Anpac, as únicas limitações de concursos relacionadas ao período eleitoral deste ano são a nomeação, contratação ou admissão do servidor público três meses antes do pleito e até a posse. As restrições de nomeação são aplicadas às esferas daqueles governos em que há eleição, com exceção de candidatos aprovados que poderão ser nomeados para Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais, Conselhos de Contas, órgãos da Presidência da república ou serviços públicos essenciais.


O que você achou desse conteúdo?