Logo O POVO+
UFC lidera ranking de pós-graduação
Empregos

UFC lidera ranking de pós-graduação

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a universidade do Norte e Nordeste com mais cursos de padrão internacional, dez no total, de acordo com a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada no último dia 20. Destes, três – Física, Matemática e Engenharia Civil: recursos hídricos – obtiveram a nota máxima.


A avaliação foi feita em 4.175 programas de pós-graduação em funcionamento no País, com 6.303 cursos em 49 áreas de conhecimento. No Ceará, 83 programas foram analisados. As notas, que variam entre 1 e 7, são dadas considerando os seguintes quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.


Cursos com nota a partir de 6 são considerados de “excelência internacional”. E para obter a nota máxima, 7, os programas precisam demonstrar alta produtividade e qualidade em várias linhas de pesquisa simultaneamente.

[QUOTE1]

Com o desempenho, a UFC passou à frente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com oito cursos com padrão internacional e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com cinco. “Essa grande conquista da UFC é um marco histórico. Interessante é que, exatamente há 10 anos, a UFC comemorava o ingresso de dois programas (Física e Farmacologia) no grupo de elite dos programas de referência internacional com conceito 6”, afirmou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Antônio Gomes de Souza Filho.


Este ano, no Ceará, também obteve nota 6 o programa de mestrado e doutorado em Medicina Veterinária da Universidade do Estado do Ceará (Uece). (Irna Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?