Logo O POVO+
É hora de dar o gás nos estudos
Empregos

É hora de dar o gás nos estudos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O calendário completo do concurso deve ser divulgado pela Funece em cinco dias úteis a partir da publicação do Diário Oficial, ou seja, até a próxima sexta-feira, 22. E a julgar pelo número de candidatos inscritos no concurso para agente penitenciário do Estado que está em andamento, 78 mil candidatos para mil vagas, a concorrência deste também deve ser alta. Por isso, é importante acertar o maior número possível de questões.


O conteúdo do edital veio enxuto. Não trouxe, por exemplo, direito administrativo, disciplina cobrada no edital do DERT de 2006 e na maioria dos concursos públicos. Dentro da legislação específica, o professor especialista em gestão e direito de trânsito, Renato Reis, chama atenção para os capítulos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) relacionados a veículos, habilitação, infrações, normas e processo administrativos (recurso das infrações).


E mais ainda à Lei 13.281/16, considerada uma “mini-reforma”, já que trouxe mudança significativa em cerca de 40 artigos do CTB. Dentre estas, o agravamento de punições e revisão dos valores de multa, como a de quem se recusar a passar pelo bafômetro que passou a ser de R$ 2.934,70.


“São mudanças que, por serem recentes, nunca caíram em prova de concurso. O valor das multas, por exemplo, foi atualizado após 19 anos, então são pontos a ficar atento”.


O professor de legislação de trânsito, Adriano Monteiro, também destaca as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especificadas pelo edital. “E pelo perfil da banca acredito que muitas questões vão vir mais letra de lei”.


Focar nas matérias específicas é importante já que possuem peso dois no edital, mas o candidato não pode descuidar das básicas, opina o coordenador geral do curso Gustavo Brígido, Gleidson de Castro Lima. “Um dos erros mais comuns dos candidatos é não dar atenção às disciplinas como português e informática. Elas costumam ser decisivas”.


Para os cargos de nível médio e fundamental, além do diploma de escolaridade correspondente é exigida também a carteira de habilitação categoria B. “Mas tenho orientado que mesmo aqueles que não têm habilitação ainda comecem a se preparar porque o documento deve ser apresentado na hora da posse, então dá tempo para tirar a carteira”, afirma.


A possibilidade de crescer na carreira é um dos atrativos do Detran, afirma a agente de trânsito e transporte, Eveline Duarte, 33. Assumiu em 2010 e desde então fez cursos internos que a habilitaram dentro da própria carreira a assumir outras funções como a de examinador ou mesmo viajar para fazer blitz no interior.


“A gente tem uma responsabilidade muito grande que é justamente educar e fiscalizar”.


O que você achou desse conteúdo?