Logo O POVO+
Vestuário tem relação com a identidade da marca
Empregos

Vestuário tem relação com a identidade da marca

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A diretora da Limonar Cursos e Consultoria na área de moda, Raquel Medeiros, explica que o dress code faz parte da construção da imagem da marca. E que para adotar um estilo mais despojado é importante que a própria empresa tenha relação com estes valores. “Vai muito dos valores de cada empresa. Não dá para exigir que todo mundo trabalhe de terno e gravata se o lifestyle da marca é interação, entretenimento, juventude. Da mesma forma, o contrário”.


O grupo de comunicação O POVO decidiu liberar, desde o último dia 17, o uso de bermudas pelos funcionários em qualquer dia da semana. A mudança tem relação com o resultado da pesquisa de clima organizacional feita pela Great Place to Wok (GPTW) que identificou dentre os pontos que os colaboradores consideram positivos na empresa estão a diversidade, a receptividade e a descontração.


“Em uma empresa como a nossa que está muito associada à liberdade de expressão, com democracia, com modernidade, esse passo é quase que uma consequência de tudo que a gente vive aqui na parte editorial inclusive”, explica a gerente de gestão de pessoas do O POVO, Maria Tereza Aires.


Ela ressalta que na pesquisa os próprios colaboradores apontaram que gostam de trabalhar na empresa porque se sentem à vontade, independente da orientação sexual, da cor, da etnia, do gênero e da idade. “E entendemos que a forma de vestir complementa o que a gente é”.


A psicóloga da empresa, Greyce Andrade, explica que os limites desta flexibilização do dress code foram construídos em parceria com colaboradores. Uniformes de times, samba-canção, bermudas florais, regatas ou mesmo bermudas três dedos acima do joelho, por exemplo, continuam proibidas. Em setores como o de entrega, recepção e de serviços gerais, o fardamento padrão ainda se faz necessário até por uma questão de melhor identificação pelo cliente e de segurança.


A saída para evitar exageros foi construída por meio de mensagens-chave no whatsapp e murais, além de ações teatrais.

O que você achou desse conteúdo?