Logo O POVO+
Saiba delegar tarefas
Empregos

Saiba delegar tarefas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Assim como o planejamento é fundamental para evitar sobrecargas frequentes no trabalho, é importante não adiar tarefas que, impreterivelmente, não podem deixar de ser feitas. Em outros casos, sempre quando possível, o profissional tem que se habituar a delegar tarefas a outras pessoas. “Quando a pessoa está cansada e tudo está por conta dela é porque por trás existe uma dificuldade de delegar atividades”, analisa Guidone. As tarefas feitas por “preciosismo” devem ser repassadas para quem pode se concentrar melhor naquilo e fazer até melhor.

[QUOTE1]

Co-fundador e gestor do portal Dicas Profissionais, Nelson Fukuyama explica que o profissional deve entender que o final de semana “representa um tempo para que ele possa se recompor da semana que acabou e renovar as energias para a próxima”. É tempo para praticar atividades físicas ou intelectuais que lhe tragam satisfação, que pode variar de uma caminhada ao ar livre à leitura de um livro. Ou mesmo explorar a espiritualidade. Assim, ele diz, fica até mais fácil estabelecer planos e metas para os novos dias que virão.


Apesar da preguiça e possível angústia que possam provocar, os domingos à noite são ideais para melhorar a eficiência no trabalho durante a semana, garante Fukuyama. Para isso, utilize o tempo para planejar adequadamente todas as atividades, listando tudo o que há por fazer a cada dia. Tome nota dos recursos que irá precisar, com quem deve conversar e atualize constantemente a lista. “Se houver esse planejamento de trabalho para a semana é possível adequar/ajustar também as suas atividades de final de semana, sem comprometer os momentos de descanso e lazer”, diz.


Segundo Fernando de Vincenzo, as empresas brasileiras ainda estão em “processo de amadurecimento” quanto à importância das horas de lazer. Mas vê que algumas já “despertaram”, visto que, no longo prazo, a carga excessiva de trabalho pode “gerar custos com doenças”. (Lígia Costa)

O que você achou desse conteúdo?