Logo O POVO+
Demissão gera incerteza econômica e Bolsa deve ter dia tumultuado
Economia

Demissão gera incerteza econômica e Bolsa deve ter dia tumultuado

| BNDES | Postura de Jair Bolsonaro preocupou economistas e o mercado, que viram na saída de Joaquim Levy uma volta da intervenção estatal na economia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um dia após Joaquim Levy pedir demissão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a expectativa geral do mercado é que a Bolsa de Valores de São Paulo opere em baixa nesta segunda-feira, com aumento da incerteza de investidores diante da economia brasileira.

O cenário ocorre sobretudo pela forma que Jair Bolsonaro (PSL) conduziu o caso. "Foi feito de forma muito impulsiva, sem respeito às regras. O mercado não vai interpretar como uma coisa boa, vão imaginar que o presidente sempre estará interferindo nos órgãos da economia", diz o economista Henrique Marinho.

Ele destaca que Levy é um profissional "conhecido e sério", e que o padrão de demissões do Planalto tem gerado incertezas. "As demissões têm sido feitas assim, com ataques públicos, sem ouvir a equipe. Foi assim com o diretor dos Correios, com o Santos Cruz (ex-secretário de Governo). Então o investidor vai sempre estar se perguntando: Quem será o próximo?".

Na noite de ontem, o Financial Times, uma das principais referências para investidores internacionais do mundo, destacou a saída de Levy como "movimento que pode abalar investidores, que temem a volta da intervenção estatal na economia". "A renúncia é mais um sinal de que as ideologias do governo estão se sobressaindo em decisões-chave", diz o jornal.

Já a Reuters noticiou o caso como "sintoma das sérias divisões que continuam a atormentar feito praga o alto escalão da administração". "Já havia um cenário de incerteza, e o presidente tem mais criado incertezas do que diminuído elas", avalia Marinho.

Para o economista Raul Santos, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), a maneira como o presidente atuou no caso foi notadamente negativa, mas os impactos da mudança na economia dependerão mais de como o ministro Paulo Guedes (Economia) conduzirá as mudanças no BNDES daqui em diante.

"O resultado vai depender muito disso, se o Guedes vai anunciar um nome bom, de qualidade, para o banco. Se ele ficar calado teremos um problema, o Levy era muito qualificado", diz. Sobre o perfil esperado para o sucessor de Levy, ele diz ser "claro": "Tem que ser mais liberal, adepto à abertura do mercado, que entenda que o Estado tem que ser menor".

Até a noite de ontem, quatro nomes eram mais cotados para a vaga: Solange Vieira, atual superintendente da Susep, Salim Mattar, secretário de Privatizações, Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do BNDES, e Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central. Além da "dança das cadeiras", o governo estaria também cogitando uma série de alterações na instituição.

Uma delas seria a transferência de parte das competências da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento para o BNDES. Com isso, o banco passaria a ser responsável por tocar privatizações do governo. A mudança, no entanto, precisaria ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A crise no BNDES foi ponto alto de semana marcada por tensões na gerência de Paulo Guedes da economia. Na quinta-feira, o ministro criticou acordo de líderes da Câmara que "desidrataria" texto da reforma da Previdência, reduzindo economia prevista de R$ 1,2 trilhão para R$ 860 bilhões.

Entre as mudanças, estariam a saída do sistema de capitalização e de estados e municípios do projeto. "Se aprovarem a reforma do relator, abortaram a reforma da Previdência". A fala gerou reação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que acusou Guedes de criar uma "crise desnecessária". O conflito assusta investidores, preocupados com ritmo de tramitação da reforma.

 

Quem pode suceder Levy

Antes mesmo de Joaquim Levy realizar o pedido formal de demissão, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou a permanência do economista à frente do BNDES, afirmando que sua cabeça estava a prêmio. O mal-estar veio depois que Levy nomeou o advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de mercado de capitais do banco de fomento, um nome ligado ao PT.

Veja os principais cotados

para a vaga no BNDES

Solange Vieira: Atual presidente da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Funcionária de carreira do BNDES, é próxima do ministro Paulo Guedes.

Salim Mattar: Atual secretário especial de Privatizações do governo. Perfil encaixaria com intenção do governo de transferir parte das atribuições da pasta para o BNDES

Carlos Thadeu de Freitas: Ex-diretor no BNDES na gestão Temer, defendeu maior transparência de ações do banco. Já presidiu o Banco da Amazônia S.A. e da Nuclebrás.

Gustavo Franco: Ex-presidente do Banco Central, foi um dos homens fortes da implementação do Plano Real. É presidente do Conselho de Administração do BNDES.

 

1ª baixa na economia

INDICADO DE GUEDES

A queda de Joaquim Levy do BNDES foi a 19ª baixa em diretorias do governo Jair Bolsonaro desde a posse em janeiro. A queda, no entanto, foi a primeira entre indicados da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, que permanecia até então inatingida pelo estilo polêmico do presidente de lidar com seus indicados.

 

O que você achou desse conteúdo?