Logo O POVO+
Os reflexos para a economia do Estado
Economia

Os reflexos para a economia do Estado

Mercado de Trabalho. Impactos
Edição Impressa
Tipo Notícia

Embora não seja uma competição entre estados, já que toda energia comercializada nestes leilões não fica na área de produção e sim no Sistema Interligado Nacional (SIN) que a distribui pelo País, a instalação de uma usina de energia traz muitos reflexos para economia.

Um deles é sobre o mercado de trabalho. Um parque eólico costuma gerar, em média, entre 25 a 32 empregos por megawatts produzidos, explica o cientista industrial, Fernando Ximenes. Há também impactos sobre a arrecadação, a demanda de toda cadeia produtiva que cresce em torno dela, como fornecedores de equipamentos, além de ser ambientalmente menos poluente.

Mas, independentemente de os projetos ficarem ou não no Estado, o cientista diz que o aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética do País - hoje, a energia eólica já é a segunda mais recorrente - é importante porque ajuda a aliviar o bolso do consumidor. "Leilões competitivos jogam o preço para baixo e quem ganha é a população. O preço da energia solar, por exemplo, chega a ser 116% mais barato do que o produzido em uma termelétrica. Infelizmente, os valores são rateados, mas, se essa participação cresce, o custo geral também baixa".

 

O que você achou desse conteúdo?