Logo O POVO+
Operação prende 131 foragidos por homicídio e feminicídio no CE
Economia

Operação prende 131 foragidos por homicídio e feminicídio no CE

| Cronos II | Polícia Civil do Ceará mobilizou 667 agentes. O ministro Sérgio Moro, por Twitter, divulgou que no Brasil foram cumpridos 937 mandados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Homem foi localizado em João Pessoa (Foto: foto: divulgação/PCCE )
Foto: foto: divulgação/PCCE Homem foi localizado em João Pessoa

A Polícia Civil do Ceará capturou nesta terça-feira, 28, durante a Operação Cronos II, 131 foragidos da Justiça no Estado. O número corresponde às prisões feitas até as 15 horas de ontem. Hoje, o balanço final da força-tarefa, que aconteceu em 21 estados e no Distrito Federal, deve ser divulgado. O objetivo em todo o País era tirar de circulação acusados de homicídios e feminicídios.

Executada em todas as cidades do Ceará, a operação teve início à 0h e se estendeu até as 18h. Em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Civil apresentou os dados parciais, que apontavam o total de 125 adultos presos e seis adolescentes apreendidos.

No total, foram cumpridos 58 mandados de prisão por homicídio, um por tentativa de feminicídio e seis mandados de apreensão por homicídio contra menores de idade. Outros 72 mandados se relacionavam a crimes diversos - roubo, tráfico de drogas, etc.

Em comparação com o ano passado, quando 97 suspeitos foram capturados na primeira fase da Operação, houve um aumento de 35% na prisões e apreensões. Em 2018, o Ceará foi o estado brasileiro com o maior número de apreensões por homicídio - foram 68 capturas.

As apreensões foram realizadas por meio dos Departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), de Polícia do Interior Sul (DPI Sul), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Especializada (DPE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV). Além desses, a Inteligência Policial (DIP) atuou de forma ativa, tendo partido da DIP o início da Operação.

O efetivo operacional total foi de 173 equipes da PCCE, com 667 policiais divididos em 171 viaturas. As equipes eram compostas por delegados, inspetores e escrivães.

A única apreensão por tentativa de feminicídio ocorreu na região Norte do Estado. Após a separação, o suspeito tentou contra a vida da ex-mulher para que pudesse deixar de pagar pensão alimentícia para a vítima.

Integração

A operação foi coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O que você achou desse conteúdo?