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Integração entre ônibus e metrô segue sem data definida
Economia

Integração entre ônibus e metrô segue sem data definida

| MOBILIDADE | Linha Sul do metrô de Fortaleza começou a cobrar passagens em outubro de 2014
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DIARIAMENTE, 33 mil passageiros utilizam   a Linha Sul do metrô, que liga o Centro de Fortaleza a Pacatuba (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES DIARIAMENTE, 33 mil passageiros utilizam a Linha Sul do metrô, que liga o Centro de Fortaleza a Pacatuba

A carioca Leilane Mendes, 35, mora há dois anos e meio em Fortaleza e tem conseguido se adaptar, aos trancos e barrancos, às diferenças entre as duas cidades. O que ainda está difícil de digerir é a falta de uma integração das tarifas de ônibus e metrô, dois modais que ela usa diariamente e que custam uma única passagem no Rio de Janeiro há muitos anos.

"Lá o passe serve para todos os transportes públicos. Lá a gente usa para barca, trem, metrô, ônibus. Tanto metropolitano ou não. Aqui a gente tem que pagar pelo metrô e pelo ônibus", reclama. O trabalho como auxiliar administrativa garante, além do salário, as passagens de ida e volta usando ônibus. Os cerca de R$ 80 que ela gasta mensalmente com o metrô saem do próprio bolso, um montante que poderia ser utilizado para o pagamento de outras despesas.

Segundo a Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a indefinição - que se arrasta desde 2014, quando a teve início a operação comercial - permanece sem uma data definida para acabar. Mas uma coisa é certa: o Bilhete Único Metropolitano (BUM) será utilizado no processo de pagamento. De acordo com nota divulgada pela empresa, "a integração tarifária do Metrô de Fortaleza com as linhas de ônibus urbano e interurbano (dos municípios da Região Metropolitana) será feita por meio da utilização do Bilhete Único Metropolitano no sistema metroviário".

A nota também detalha que a viabilização técnica do projeto já está garantida por meio de leitores instalados nas catracas eletrônicas. A indefinição acerca da data de início do serviço é justificada por atribuições em processo de definição entre os administradores do BUM. Ainda de acordo com texto, o desconto no pagamento da segunda passagem será possível a partir de subsídio dado pelo Governo do Ceará.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou, também por meio de nota, que as mudanças devem gerar um deslocamento dos ônibus para alimentar os veículos gerenciados pelo Metrofor, de modo a levar passageiros para as estações de metrô. O Sindicato garante que os "ônibus atenderão prontamente a essa alimentação do sistema sobre trilhos, como já é comum na maioria das cidades que contam com redes de transporte com opções sobre pneus e sobre trilhos".

Usuária do Metrô de Fortaleza e dos ônibus, a técnica em Enfermagem Helena Kely, 42, lembra que a integração é uma promessa antiga. "Ainda no início do projeto, quando o metrô estava em teste, fomos avisados de que haveria integração após instalação das catracas eletrônicas", lembra.

Ela é uma das 33 mil pessoas que utilizam diariamente a linha sul do metrô e esperam usufruir das vantagens da concretização do projeto. "Vai ser maravilhoso, com certeza", projeta.

Tarifas

Atualmente, o Metrô de Fortaleza cobra R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia) pelas viagens realizadas, enquanto que o sistema de ônibus tem tarifas de R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,60 (meia).

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