Logo O POVO+
Um paraíso em transformação
Economia

Um paraíso em transformação

Impactos. Moradores e meio ambiente
Edição Impressa
Tipo Notícia

Jericoacoara tem sido um importante vetor na atração de turistas ao Ceará. Em 2018, foram mais de um milhão de visitantes. Dentre os parques sob a tutela do ICMBio, ficou atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (2,6 milhões), e do Iguaçu, no Paraná (1,8 milhão). Mas a velocidade de transformações que estão ocorrendo na Vila também preocupa.

Em novembro do ano passado, a série de reportagens "Jeri. Futuro do presente", publicada no O POVO, mostrou alguns desses desafios, a exemplo de como a expansão dos empreendimentos têm modificado a paisagem; o aumento do custo de vida e a produção de lixo. Hoje, a média de lixo produzido diariamente em Jeri é de 2,4 quilos por indivíduo, uma das mais altas da região e bem acima dos 1,5 kg, que é a média de outros lugares de perfil semelhante, conforme a reportagem.

Entre a comunidade local, a nova tentativa do Governo de fazer a concessão do parque vem acompanhada de uma preocupação: a de que eles também sejam levados em conta no processo de elaboração do edital.

"Ainda está tudo muito vago, mas meu medo é o que será imposto para nós, que somos residentes, depois que a gestão passar para a iniciativa privada. De que seja exigida, por exemplo, uma série de regras, uma superestrutura, com investimento de R$ 20 mil, R$ 40 mil, que não se adeque à realidade dos pequenos empresários, de gente que estava aqui muito antes de Jeri se tornar a galinha dos ovos de ouro", explica Gabriel Santos, que é morador, dono de restaurante e presidente da Jeri Drinks, Associação de Caipirinhas da beira da praia.

O que você achou desse conteúdo?