Logo O POVO+
Draghi se preocupa com a independência do Fed
Economia

Draghi se preocupa com a independência do Fed

Presidente. Banco Central Europeu
Edição Impressa
Tipo Notícia

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, demonstrou preocupação com a independência do Federal Reserve (Banco Central dos EUA). Ele alertou que uma possível perda de autonomia do Fed poderia afetar a credibilidade das políticas da instituição.

Os comentários ocorrem em meio a incertezas do nível de interferência do governo norte-americano sobre a gestão do Fed, com o presidente dos EUA, Donald Trump, demandando corte no nível de juros e nomeando executivos controversos para o Conselho da instituição.

"Se o Banco Central não é independente, então as pessoas começam a pensar que as decisões de política monetária seguem orientações políticas em vez de avaliações objetivas sobre o cenário econômico", acrescentou.

"Dentro (de seu) mandato, no entanto, os bancos centrais devem ficar livres para escolher qual o melhor caminho para cumprir sua gestão", afirmou Draghi. "Porque se você não deixá-los livres, então não podem ser responsabilizados. Esse é o referencial de trabalho para bancos centrais desde os anos 1980 em todo o mundo". Por fim, Draghi argumentou que não vê ameaça semelhante à autonomia do BCE, em virtude das garantias legais e do pouco reflexo de interferência em outras instituições na confiança global. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?