Logo O POVO+
Projeto transmídia mostra o Ceará pós-hub aéreo
Economia

Projeto transmídia mostra o Ceará pós-hub aéreo

| Desenvolvimento | O POVO lança hoje o projeto transmídia Aviação Ceará, no Espaço O POVO de Cultura & Arte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O hub aéreo e seus impactos no desenvolvimento do turismo do estado (Foto: Camila de Almeida)
Foto: Camila de Almeida O hub aéreo e seus impactos no desenvolvimento do turismo do estado

O hub aéreo da Air France-KLM/Gol, em operação desde maio de 2018, representa um marco no desenvolvimento do Ceará. Para além dos números frios da economia, que estamparam os jornais ao longo do último ano, há gente, encontros, lugares e oportunidades que deram fôlego ao turismo e um mercado de trabalho instável. O POVO conta essas histórias no projeto transmídia Aviação Ceará. O lançamento ocorre na noite de hoje, às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, na sede do Grupo.

No evento de hoje, haverá um debate com o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, com transmissão ao vivo pelo Youtube da TV O POVO. A mediação fica por conta do editor-chefe de Economia e Negócios, Jocélio Leal. O Aviação Ceará mostrará os impactos na atividade econômica dos setores ligados ao turismo e traz entrevistas exclusivas em diversas plataformas: audiovisual, impresso e portal. Amanhã, será publicado um caderno especial na edição impressa do O POVO.

Emerson Maranhão, coordenador do projeto transmídia, diretor e roteirista do webdoc e websérie do projeto, explica que o tema é abordado sob perspectivaS diferentes em cada uma das plataformas, mas de forma complementar e com linguagens diferentes.

"Trabalhamos dentro da concepção transmídia, com o conceito de consumidor de informação. A gente entende que não tem mais apenas o leitor, tem o expectador, ouvinte", caracteriza. "A gente divide as informações. Esse transbordamento do em várias plataformas não pode repetir o conteúdo", destaca.

As produções audiovisuais serão publicadas nas redes sociais do O POVO. "Fomos ouvir pessoas que foram alcançadas diretamente e podem medir o impacto", cita empreendedores do turismo, rede hoteleira, bares e restaurantes. O resultado poderá ser conferido já amanhã.

Em entrevistas exclusivas, no formato de podcast, a editora-adjunta de Economia, Beatriz Cavalcante, o editor chefe de Economia e Negócios, Jocélio Leal, e o repórter Lucas Braga também bateram um papo com o diretor geral da Air France-KLM na América do Sul, Jean-Marc Pouchol, com o diretor geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho, e o diretor de Marketing da TAP no Brasil, Francisco Guarisa.

Todo o material estará disponível no site especial do projeto, que será lançado no evento de hoje. Maranhão destaca a importância da distribuição de conteúdo. "Projeto transmídia é uma tendência mundial, presente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o Grupo de Comunicação O POVO é um dos pioneiros a adotar essa estratégia".

O que você achou desse conteúdo?